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Hudson Carvalho

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“Falar é fácil, difícil é fazer” – A importância da comunicação na geração de resultados

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

Nelson Mandela

Pessoalmente não sou muito amigo de ideias requentadas. Nomes novos para ideias antigas.

No mundo empresarial, em especial nas áreas de Recursos Humanos, é muito comum ver “novos” livros, seminários e palestras, tratando de temas que já foram apresentados com outras roupagens. Então, não dou muita bola e sigo atrás de novas ideias.

Às vezes, porém, um assunto – por ter ganho um nome de lhe explica melhor que o anterior – ganha corpo. Todos sabemos, por exemplo, que Comunicação não é o que dizemos. É o que o outro entende e que o objetivo de comunicar é gerar ação correspondente ao discurso. Comunicação é o sistema circulatório de uma organização.

Então, quando leio a expressão “comunicação assertiva”, apesar de não ser algo novo, na sua essência, o conceito faz sentido.

Comunicar “acertando” no que se diz (ou expressa de outra forma), é um pilar indispensável no cenário empresarial, processo crítico no sucesso organizacional, além de ser uma característica clara dos profissionais maduros e eficazes.

Profissionais que dominam essa habilidade não apenas transmitem mensagens corretas, mas também moldam o ambiente de trabalho à sua volta. Mal-entendidos são minimizados e conflitos desnecessários tornam-se raros. As relações interpessoais ficam mais fortes e por isso, o clima organizacional melhora.

A comunicação dita assertiva reside na capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e desejos de maneira clara e objetiva, sem cair nas armadilhas da agressividade ou passividade. Essa abordagem transparente cria um ambiente propício à participação dos membros da equipe, onde suas ideias e perspectivas são valorizadas.

No universo da liderança, a comunicação assertiva assume uma dimensão ainda mais crítica. Líderes experientes que incorporam essa prática conseguem inspirar confiança em suas Equipes que passam a operar de maneira eficiente, por conta – por exemplo do feedback construtivo que lhes é oferecido.

Como escrevi lá em cima, não é só com palavras que se constrói uma estrutura de comunicação que funciona. Não se pode subestimar a importância de outros elementos como a linguagem corporal, a escuta ativa e a empatia, que desempenham papéis cruciais. A compreensão das emoções e perspectivas de colegas, subordinados e superiores, se revela como um diferencial na construção de relações saudáveis e na promoção de uma comunicação eficaz. Para quem gosta – como eu – do tema linguagem corporal deve assistir ao vídeo da palestra da Psicóloga Amy Cuddy no TED: Amy Cuddy: Your body language may shape who you are | TED Talk. São vinte e um minutos que valem a pena.

Organizações que reconhecem e fomentam a comunicação assertiva geram aumento da produtividade e a elevação geral da satisfação de todos os Colaboradores. E, acredite, essas habilidades de comunicação podem ser – todas – treináveis.

E se for para ser assertivo na hora de comunicar não podemos deixar de caprichar na sinceridade nas interações diárias. A honestidade na comunicação cria alicerces sólidos para a confiança mútua entre líderes e suas equipes.

A capacidade de expressar opiniões e ideias de forma respeitosa e ouvir o contraditório, mesmo em contextos desafiadores, revela maturidade e evita ambientes agressivos. Veja que não estou falando de abrir mão de posições pessoais ou de tornar-se passivo diante de desacordos. Comunicar-se assertivamente é discordar, sem fechar portas para soluções futuras.

Em um ambiente corporativo, divergências de opiniões são inevitáveis, mas abordar esses conflitos com assertividade permite que as partes expressem suas preocupações de maneira aberta, sem medo. Poucos aspectos têm poder destruidor tão grande quanto a cultura do medo.

A capacidade de ouvir atentamente, prática aprimorada ao longo de décadas de interações, é um componente integral da comunicação assertiva, cria empatia, peça-chave que permite compreender as necessidades e preocupações dos colegas, adaptando a comunicação de maneira apropriada.

Por fim, a comunicação assertiva é uma habilidade de várias perspectivas. Permeia todos os aspectos de uma organização e cria ambientes com a dinâmica correta, alinhada à estratégia.

E você, como se comunica? Ou prefere que falem por você?

Hudson Carvalho é Consultor em Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial, Diretor Executivo da Elabore Online – Resultados Através das Pessoas e Diretor da WISDOM – Gestão Organizacional (Desenvolvemos Pessoas e Processos) – Baixada Santista e ABCD

elaboreonline@gmail.com  |  https://wa.me/message/5S2EHIT7sESXHB1

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