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Fips: essencial para a logística nacional e imperativa para o Porto de Santos

Por João Almeida

O objetivo (da Fips) é alcançar a excelência em segurança e eficiência ferroviária, superando referências globais como a Chicago Belt. Os investimentos incluem a construção de novos pátios ferroviários, como o do Macuco, destinado ao cluster de celulose e ao Corredor de Exportação em Santos. 


A Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) desempenha um papel crucial no contexto da logística nacional, sendo de vital importância para o Porto de Santos, localizado no Litoral de São Paulo, com destaque para as operações, investimentos e impactos da FIPS no transporte ferroviário dentro do complexo marítimo. 

A Fips é o sistema ferroviário que opera dentro do Porto de Santos, recebendo diariamente os trens das empresas MRS, Rumo e VLI. Seu principal objetivo é garantir eficiência e segurança em todos os terminais portuários que utilizam o modal ferroviário, abrangendo ambas as margens do complexo marítimo. 

A comunicação transparente e eficaz é fundamental para o sucesso das operações da Fips, envolvendo todas as partes interessadas. 

Nos últimos sete anos, os terminais portuários investiram aproximadamente R$ 7 bilhões em infraestrutura interna, visando aumentar a capacidade ferroviária de suas instalações. Esses investimentos refletem a confiança na expansão ferroviária serra acima e em um novo modelo de gestão, operação e manutenção da Fips. 

O objetivo é alcançar a excelência em segurança e eficiência ferroviária, superando referências globais como a Chicago Belt. Os investimentos incluem a construção de novos pátios ferroviários, como o do Macuco, destinado ao cluster de celulose e ao Corredor de Exportação em Santos. 

Na margem direita do porto, a construção da pera ferroviária está em andamento, sendo essencial para o atendimento dos terminais portuários que movimentam grãos e açúcar na região de Outeirinhos e para a garantia de atendimento aos terminais da região do Macuco e da Ponta da Praia. 

Na margem esquerda, em Guarujá, não é diferente. Estão em curso ampliações nos pátios de Conceiçãozinha e da Prainha para assegurar a eficiência no atendimento aos terminais ali instalados. 

A Fips tem o potencial de impulsionar o transporte de cargas e a criação de empregos no Porto de Santos, beneficiando terminais, prestadores de serviços e as prefeituras dos municípios de Santos e de Guarujá. O aumento no volume de cargas via modal ferroviário resultará em maior arrecadação de impostos relacionados à atividade portuária e no aumento das receitas provenientes das tarifas portuárias.

A Ferrovia Interna do Porto de Santos é um componente essencial da infraestrutura logística nacional, desempenhando um papel imperativo para o Porto de Santos. Com investimentos contínuos e uma abordagem centrada na eficiência e segurança, a Fips está preparada para enfrentar os desafios e oportunidades futuras no transporte ferroviário dentro do Porto de Santos.

 

João Almeida
Presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)

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