Impulso à operação de granéis líquidos
O anúncio da expansão da tancagem de combustíveis no Porto de Itaqui, no Maranhão, com a construção de um terceiro terminal da Santos Brasil, destaca a importância dos investimentos na infraestrutura portuária para a operação de granéis líquidos, em especial dos combustíveis. Esses empreendimentos representam um passo significativo para fortalecer a logística e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região centro-norte do Brasil
Os terminais TGL 1 e TGL 3, cujas obras foram iniciadas recentemente, já estão em processo de expansão, visando a construção de novos tanques destinados ao recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. Além disso, o futuro TGL 2, cujas obras estão previstas para começar ainda este ano, complementará as capacidades de armazenamento e movimentação de granéis líquidos no Porto de Itaqui.
Esses investimentos da Santos Brasil, que arrematou os três terminais em leilão realizado em abril de 2021, representam um compromisso com o crescimento da infraestrutura portuária e com o impulsionamento do desenvolvimento regional. Com um total de mais de R$ 600 milhões em investimentos, incluindo as outorgas e as obras iniciais, espera-se que a capacidade nominal de armazenamento do TGL 1 seja aumentada de 34 mil m³ para 66 mil m³, enquanto o TGL 3 contará com 30 mil m³ adicionais, passando de 20 mil m³ para 50 mil m³.
Essa expansão da capacidade de armazenamento é essencial para atender à crescente demanda por combustíveis na região. O Porto de Itaqui é um hub estratégico de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, e a Santos Brasil está comprometida em contribuir com o abastecimento do Arco Norte e com o desenvolvimento do agronegócio.
Os investimentos em infraestrutura portuária para a operação de granéis líquidos, principalmente combustíveis, são fundamentais para garantir o suprimento adequado e eficiente desses produtos essenciais à economia. Além disso, tais investimentos impulsionam a geração de empregos, promovem o crescimento regional e fortalecem a competitividade do país no mercado internacional.
É fundamental que o Governo e o setor privado continuem incentivando e realizando investimentos nessa área, reconhecendo a importância estratégica da infraestrutura portuária para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A expansão da capacidade de armazenamento, o aprimoramento da logística e a modernização dos terminais são medidas que devem ser priorizadas, a fim de atender à demanda crescente, garantir a segurança operacional e melhorar a eficiência das operações.
Em suma, os investimentos na infraestrutura portuária para a operação de granéis líquidos, como os combustíveis, são vitais para o desenvolvimento econômico e a competitividade do país. A expansão dos terminais no Porto de Itaqui é um exemplo concreto desse compromisso, e espera-se que esses esforços continuem, impulsionando não apenas o setor de transporte, mas também a economia como um todo.