sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Editorial

Inovação e avanços tecnológicos agora

Começa hoje, em Santos (SP), a segunda edição do Inova Portos, evento que busca debater a implantação de uma cultura de inovação nos complexos marítimos brasileiros e suas experiências com novas tecnologias. Ainda serão discutidas as experiências com sistemas digitais e a importância da integração dos portos com suas comunidades, especialmente as universidades locais, para o desenvolvimento tecnológico. Os debates, que vão até amanhã, serão transmitidos em tempo real pelo portal BE News.

Como destaca reportagem publicada nesta edição do jornal BE News, os painéis do Inova Portos terão a participação de autoridades do setor, como do próprio secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Mário Povia, e da presidente da Companhia Docas do Ceará e presidente da Associação Brasileira de Empresas Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Mayara Chaves, além de representantes do Porto de Itaqui (MA) e do Porto de Valência (Espanha), referência neste segmento. Também estarão presentes CEOs de start-ups e especialistas do hub de inovação Cubo e do Sebrae.

Promovido pela Santos Port Authority (SPA), o Inova Portos parte do princípio da importância do setor portuário debater e desenvolver sua cultura de inovação e, ainda, apoiar e buscar avanços tecnológicos. Segmento estratégico da economia, os complexos marítimos apresentam uma demanda constante por eficiência, a ser obtida principalmente com novos procedimentos e tecnologias. Daí ser essencial que as administrações portuárias também incentivem tais avanços. Esse tipo de comportamento não cabe apenas à iniciativa privada ou a centros de pesquisa universitários, mas a todos os agentes envolvidos em atividades econômicas.

Todo aquele que busca uma melhora de suas operações, um aumento de sua eficiência é, em essência, um agente de inovação tecnológica. E ela deve ser buscada com apoios institucional e, também, financeiro. No Brasil, alguns portos já seguem esse caminho, mas são uma minoria. Está mais do que na hora de todo o setor realizar essa jornada. Investimento em tecnologia e em avanços tecnológicos é a chave não só do futuro, mas já do presente. 

Compartilhe:
TAGS Autoridades Portuárias avanços BRASIL Inova Santos inovação PORTO DE SANTOS portos tecnologia TI

Leia também