sábado, 18 de janeiro de 2025
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Opinião

Editorial

Investimento estratégico em Navegantes

O investimento de R$ 1 bilhão que está sendo realizado pelo terminal portuário Portonave, localizado em Navegantes (SC), é um passo crucial na direção da modernização e expansão da infraestrutura portuária brasileira. Ao realizar adaptações para receber navios de 366 e 400 metros, a Portonave está alinhada com as demandas globais e demonstra um comprometimento com a competitividade do setor.

A obra, que teve início em janeiro deste ano, não apenas possibilitará a atracação de navios de última geração, mas também contribuirá para fortalecer a posição do terminal como um dos principais centros de movimentação de contêineres no País. A decisão de dividir as obras em duas etapas, minimizando os impactos nas operações portuárias, reflete uma abordagem estratégica e sensata.

O diretor-superintendente administrativo do Portonave, Osmari de Castilho Ribas, destaca a importância de olhar para o longo prazo e se preparar para as futuras demandas do mercado. A tendência mundial de aumento no tamanho dos navios é uma realidade, e a infraestrutura portuária precisa estar à altura desses desafios.

A adaptação para receber navios de 366 metros é um passo inicial, alinhado com as demandas emergentes. O terminal Portonave, ao priorizar a qualidade e a modernização de sua infraestrutura, coloca-se em uma posição estratégica para atender às necessidades presentes e futuras do mercado. Nesse sentido, embora a demanda por navios de 400 metros seja considerada uma prioridade a longo prazo, a visão estratégica da Portonave em antecipar essas necessidades é louvável. Estar preparado para os desenvolvimentos futuros é crucial para a sustentabilidade e crescimento contínuo do setor portuário brasileiro.

O investimento de R$ 1 bilhão representa um marco significativo, sendo o maior desde a estruturação da Portonave em 2007. Esse compromisso financeiro não apenas fortalece a posição da empresa, mas também destaca a importância de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar a infraestrutura portuária do Brasil.

Preparar os portos e terminais para receber embarcações de maior porte não é apenas uma estratégia de negócios, mas também uma contribuição vital para a eficiência logística do país, fortalecendo sua posição no comércio global e impulsionando o desenvolvimento econômico.

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