sábado, 18 de janeiro de 2025
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Opinião

Editorial

Investimento ferroviário, um passo essencial

Nesta terça-feira, o serviço ferroviário no Porto de Santos (SP) foi repassado para a empresa denominada Ferrovia Interna do Porto de Santos ou, simplesmente, Fips. A companhia, formada pelas operadoras VLI, MRS Logística e Rumo S/A, tem como principal objetivo modernizar a infraestrutura férrea do cais santista, com investimentos que vão ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão. O início de suas atividades operacionais é um passo significativo no sentido de impulsionar a infraestrutura de transporte do principal porto do País e, consequentemente, do comércio exterior do Brasil, fortalecendo o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade nacionais.

Hoje, o transporte ferroviário já desempenha um papel essencial na movimentação de mercadorias, sendo particularmente relevante no contexto da crescente demanda do agronegócio. A movimentação de cargas pelas ferrovias no Porto de Santos já alcança impressionantes 50 milhões de toneladas por ano. Com o novo contrato da Fips, a expectativa é que esse número possa dobrar, atingindo a marca de 120 milhões de toneladas por ano nos próximos cinco a dez anos.

Essa expansão é vital por várias razões. Primeiro, o transporte ferroviário é ambientalmente mais sustentável do que o transporte rodoviário, contribuindo para a redução da poluição do ar e do tráfego rodoviário nas estradas já congestionadas. Além disso, o investimento no setor ferroviário oferece uma alternativa eficiente e econômica para o escoamento de cargas, aliviando a pressão sobre as estradas e melhorando a logística em todo o País. Por fim e não menos importante, a movimentação de mercadorias em Santos tende a aumentar fortemente nos próximos anos, em especial as operações de embarque das safras agrícolas, vindas do Centro-Oeste e que têm nos trens a opção de transporte ideal.

No entanto, para que essa visão se torne realidade, é essencial que haja um compromisso contínuo com investimentos em infraestrutura ferroviária. O transporte ferroviário, como qualquer outro modal, requer manutenção e modernização constantes. Isso inclui a expansão da rede ferroviária, melhorias na segurança e eficiência operacional e a integração com outros modos de transporte, como rodovias e portos.

O esgotamento do modal rodoviário, que atualmente responde por 70% do transporte de mercadorias no Brasil, torna ainda mais urgente o fortalecimento do transporte ferroviário. Os gargalos nas estradas têm impacto direto na competitividade do País, afetando os custos de produção e exportação. A modernização das ferrovias é a resposta a esse desafio, permitindo o escoamento eficiente das riquezas do Brasil para o mundo.

Em resumo, o compromisso renovado com o transporte ferroviário é um sinal positivo para o futuro do Brasil. Os investimentos planejados e a visão estratégica de melhorar a malha ferroviária são essenciais para impulsionar a economia, preservar o meio ambiente e criar uma infraestrutura de transporte robusta e eficiente. Este é um passo na direção certa e deve ser acompanhado por um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável do País.

 

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TAGS Cais santista MRS Logística PORTO DE SANTOS porto do País VLI

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