sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Editorial

Menos burocracia

Uma das metas do novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, é reduzir a burocracia do setor. Tal questão não aparece muito entre as pautas mais demandadas do mercado portuário, mas tem importância estratégica quando o Governo Federal deseja atrair investimentos e agilizar a implantação de novas infraestruturas no segmento, objetivo enfatizado pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pierdomenico falou sobre o combate à burocracia no setor nessa quinta-feira, ao se reunir com diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador desse segmento. Foi sua primeira visita oficial desde a nomeação como secretário, ocorrida no último dia 3, há exato uma semana.

Após o encontro, Fabrizio Pierdomenico explicou que ele e os diretores colocaram “alguns pontos importantes e que serão a nossa agenda para os próximos 30 ou 40 dias. Faremos um esforço conjunto para diminuir burocracias e procedimentos para adesão de contratos no menor tempo possível”.

A questão também foi comentada pelo diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. “Assumimos o compromisso de simplificar normas, acelerar a análise de processos e, consequentemente, diminuir a burocratização no setor como um todo”, afirmou.

Diante das demandas dos portos, como a necessidade de melhores acessos e de uma gestão profissional, é natural que temas como este nem sempre sejam debatidos. Mas isso não o faz menos importante. Pelo contrário. Trata-se de um projeto estratégico, especialmente por facilitar a realização de investimentos e, em especial, reduzir o tempo para sua implantação. E assim, criar as condições para atender pedidos como a ampliação da infraestrutura. Afinal, atraindo investimentos se resolve a questão.Tal medida ainda mostra uma maior maturidade ao Estado, que buscará ser mais ágil no trato com o mercado.

Enfim, uma proposta importante, um início bem positivo. Que a meta não fique apenas no discurso e seja cumprida. Certamente fará diferença no setor.

 

Compartilhe:
TAGS combate à burocracia Fabrizio Pierdomenico governo federal portos transportes aquaviarios

Leia também