sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Porto de Santos

O grande debate

Começa nesta quarta-feira, em Guarujá, a 20ª edição do Santos Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária. Reunindo lideranças empresariais dos setores portuário, de transporte e comércio exterior e autoridades, como o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia, o secretário nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, o evento vai debater os principais desafios ao desenvolvimento do maior e mais importante porto do País, Santos, com destaque para o atual processo de desestatização, que o Governo quer concluir ainda este ano.

Os painéis programados para esta edição do Santos Export também vão abordar temas como os acessos ao complexo marítimo, analisando tanto a necessidade de investimentos para a expansão das ferrovias e rodovias que servem o complexo marítimo, como os atuais projetos de aprofundamento do canal de navegação. Outra questão a ser discutida são os custos operacionais e a eficiência de seus procedimentos, especialmente na liberação das cargas. E também será debatido o que se espera do cais santista nas próximas décadas, quais as ações mais necessárias para que suas instalações e a própria comunidade portuária continuem atendendo as demandas da economia brasileira.

Não é uma mera figura de linguagem dizer que esta edição do Santos Export debaterá o presente e o futuro do Porto de Santos, uma tarefa complexa e será realizada em um momento estratégico, exatamente quando se está prestes a concluir as regras para a sua desestatização. Dada a importância dessa pauta, fica clara a necessidade de que tal missão seja executada com a participação tanto das maiores autoridades do País neste segmento da economia, como dos empresários que vivem, trabalham e dependem do complexo marítimo – seus operadores, gestores de terminais, prestadores de serviços, importadores, exportadores, os donos das cargas.

Trata-se de uma tarefa a ser realizada por toda a comunidade portuária, afinal, cabe a ela construir o futuro que viverá. Este não é um trabalho a ser feito por um ente de Brasília individualmente ou por um grupo de empresários de um único setor. Este é um projeto de todo um segmento, especialmente por envolver o principal porto do Brasil, responsável por mais de um quarto da balança comercial do País. E ciente de tal necessidade, o Santos Export se estrutura para proporcionar o ambiente ideal para este grande debate, reunindo os principais interlocutores desse processo e mantendo seu compromisso de ser o principal fórum de debates do mercado portuário, de logística e transportes do País.

Agora é o momento de debater prioridades, analisar estratégias, avaliar os caminhos já estabelecidos e os que estão planejados e, se necessário, corrigir rotas, com a participação de todos e estudando os impactos que as ações em curso e aquelas que serão adotadas terão. Agora é o momento de se discutir o desenvolvimento do Porto de Santos e, ao fazer isso, discutir o crescimento do Brasil e de sua economia. 

Compartilhe:
TAGS brasil export comércio exterior desestatização logística Marcelo Sampaio Ministério da Infraestrutura ministro PORTO DE SANTOS Santos Export

Leia também