O papel do Nordeste na estratégia logística brasileira
O Nordeste do Brasil vem crescendo acima do PIB nacional nos últimos 20 anos. Os estados nordestinos, os do Centro-Oeste e os do Norte são os que puxam o crescimento do País. Nessas últimas duas décadas, o Brasil cresceu em média 2% ao ano, enquanto a Região Nordeste, 2.2% e o Centro-Oeste e o Norte, 3.2%.
Temos, no Centro-Oeste e no Norte, volume importante da produção agropecuária do País, que hoje enfrenta dificuldades nas logísticas terrestre e portuária. Os desafios de fazer com que esta produção chegue e seja recebida nos principais portos brasileiros são muito elevados, causando perdas e altos custos que impactam diretamente na competitividade de nossas exportações. A saturação de rodovias, ferrovias e dos nossos portos no Sul e Sudeste acaba impondo, à boa parte do setor produtivo agrário, dificuldades e até a impossibilidade de garantir que toda a safra tenha escoamento no tempo necessário.
Temos aí o exemplo da produção de algodão, que, até recentemente, tinha período de safra definido e, agora, temos produto para exportação o ano inteiro. Isso não se dá necessariamente pelo aumento de nossa produtividade, mas sobretudo pela dificuldade de escoamento da produção, impondo aos produtores a necessidade de armazenamento da carga, que conta com estoques para escoamento durante um ano inteiro.
Em paralelo, temos áreas aumentando sua produção ano após ano e elas necessitam de um planejamento urgente para garantir suas exportações. Estados como Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia aumentaram em 92% suas produção de grãos nos últimos 10 anos. E contam com um planejamento para continuar com esse crescimento de pelo menos 37% até 2032.
Temos no Nordeste, também, a segunda região mais populosa do Brasil (abaixo apenas da Região Sudeste), caracterizada por baixa densidade demográfica. Uma vasta região com um alto potencial de mercado consumidor. O potencial de importação e a consequente necessidade de instalação de plataformas logísticas de distribuição e de e-commerce são flagrantes na região. Capitais em pleno desenvolvimento com mercados consumidores dependentes da logística do Sul e do Sudeste do País demonstram a necessidade de foco nesta importante região do Brasil.
Com uma posição geográfica importante, próxima de centros de vetores marítimos que cobrem todo o planeta, com eixos de cruzamento de linhas marítimas no Caribe conectando Ásia, Europa, Estados Unidos e Oriente Médio, além da proximidade geográfica com alguns destes mercados, a Região Nordeste tem um potencial importantíssimo para o futuro das exportações brasileiras. O Brasil é muito grande para ter somente um porto com as dimensões de Santos (SP).
É preciso uma atenção urgente para esta oportunidade, com planejamento específico assegurando infraestrutura eficaz entre os principais centros de produção e as potenciais áreas de desenvolvimento. Temos um momento único para planejar e construir matrizes eficientes e sustentáveis de vias de transporte e portos adequados para as próximas décadas. É necessário garantir a competitividade do Brasil em suas exportações, assim como, garantir a descentralização de nossas importações, promovendo melhores condições ao consumidor brasileiro.
A atenção e a promoção do Governo Federal para esta região são muito importantes. É necessário buscar modelos com a necessária segurança jurídica e um processo eficiente, que possam atrair investidores e garantir a aplicação dos investimentos.
O Nordeste está aí. Uma importante oportunidade de desenvolvimento do Brasil.
Sergio Lima é CEO da CMA Terminals do Brasil