Parceria estratégica
A reunião de integrantes da Diretoria de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, realizada nessa segunda-feira, dia 4, resultou em um compromisso essencial em prol do desenvolvimento do setor portuário. O foco recai sobre uma demanda premente: a necessidade de uma nova ligação entre Planalto e o Porto de Santos.
No encontro, Pomini apresentou os ambiciosos investimentos projetados para obras de infraestrutura no Porto de Santos a partir de 2024. O montante considerável de R$ 7 bilhões está destinado a melhorias cruciais nas avenidas perimetrais e ao aguardado túnel Santos-Guarujá, ligando as duas margens do complexo marítimo.
No centro dessas discussões, foi destacada a demanda histórica por uma nova pista que conecte eficientemente o Planalto ao Litoral de São Paulo, onde está o Porto. A Fiesp se posiciona como uma aliada estratégica para vocalizar essa reivindicação junto ao Governo do Estado, responsável pela gestão desses acessos. Desde os anos 40, a Via Anchieta é a única rota disponível para os caminhões que se dirigem ao Porto de Santos.
Dados apresentados indicam que, diariamente, cerca de 12 mil caminhões trafegam pela Via Anchieta, cuja vulnerabilidade a intercorrências afeta diretamente a fluidez desse crucial corredor logístico. A crescente demanda por transporte de cargas exige urgentemente uma solução robusta e eficiente.
O apoio da Fiesp à implementação de uma nova pista reflete um entendimento claro da importância estratégica desse projeto para o setor industrial e logístico. Com o governo estadual já em posse de várias propostas para uma nova ligação, a perspectiva é de um encontro no próximo ano para discutir e avaliar as alternativas apresentadas.
A iniciativa da Fiesp em se envolver ativamente nessas discussões ressalta a necessidade de uma abordagem coletiva para enfrentar os desafios logísticos. A urgência em ampliar a infraestrutura de acesso rodoviário ao Porto de Santos não é apenas uma necessidade local, mas uma prioridade nacional para garantir a eficiência logística e o crescimento econômico sustentável. A expectativa é de que essa parceria entre o setor privado e as autoridades resulte em avanços concretos e na implementação de soluções que atendam não apenas às demandas atuais, mas também preparem a infraestrutura para os desafios logísticos do futuro.