Portos portugueses desembarcam no Brasil… de avião!
Nesse domingo, 25 executivos do setor portuário e de infraestrutura de Portugal estarão no Brasil para uma série de reuniões, visitas técnicas e eventos, de 28 de fevereiro a 3 de março, com empresários brasileiros e internacionais dos setores de transporte de carga, logística, armazenagem e comércio exterior.
A comitiva portuguesa conta com os presidentes, diretores e membros dos conselhos de administração dos cinco maiores portos do país: Aveiro, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines. Somados, esses portos representam uma parcela significativa das 83 milhões de toneladas movimentadas anualmente e 98% do market share.
Além de empresários dos setores de serviços marítimo e portuário, armazenagem e operação logística (Yilport, Grupo ETE e Silopor), a comitiva conta com representantes da Agepor (Associação dos Agentes de Navegação) e da Apat (Associação dos Transitários), autoridades da AICEP Portugal (equivalente à Apex no Brasil), da Aicep Global Parques (empresa especializada na gestão e na prestação de serviços para investimentos nos setores da indústria, energia, logística e serviços) e da Adral (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), além do cônsul geral de Portugal em São Paulo.
Os objetivos da missão portuguesa são claros: reforçar as relações com o Brasil; atrair novos negócios e melhorar os já existentes; apresentar os portos portugueses e suas infraestruturas; e apresentar os novos projetos de inovação, energia verde, economia circular e bioeconomia.
Na minha opinião, a presença de empresários e representantes do governo português deixa claro a mensagem de que as relações com o Brasil estão mais sólidas do que nunca. A reunião da comitiva com os conselheiros do Portugal Export já está agendada e contará com a presença do CEO do Brasil Export, do presidente do fórum Portugal Export e de representantes dos conselhos regionais e temáticos (ESG, Internacional, Jurídico e Tech).
Nesta semana, está prevista a assinatura de novos termos de cooperação entre portos brasileiros e portugueses. Cabe lembrar que, no ano passado, houve a assinatura entre o Porto de Aveiro e a Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia, a Autoridade Portuária de Salvador, Aratu e Ilhéus) e entre a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), durante o evento do Portugal Export, que ocorreu nos portos de Sines e Lisboa.
Está programada também uma série de apresentações de autoridades e executivos portugueses à empresários locais. Portugal tem uma posição geográfica privilegiada e voltada para o Oceano Atlântico. Portanto, a porta de entrada de produtos brasileiros na Comunidade Européia pode ser através dos portos portugueses e essa vantagem competitiva lusitana será mais uma vez destacada.
Além do modal marítimo, os modais ferroviário e rodoviário são destaques na infraestrutura portuguesa e serão amplamente abordados pela comitiva. Em Portugal, workshops sobre as soluções intermodais de transportes já existentes e em desenvolvimento são frequentes e contam com representantes das administrações e de operadores portuários, transitários e operadores logísticos, que buscam soluções para transição digital e energética.
Os novos projetos alinhados com a inovação e as novas tecnologias (energia verde, economia circular e bioeconomia) de Portugal também são pautas de interesse dos empresários brasileiros que atuam com tecnologia e sustentabilidade. A agenda Nexus (digital green logistics) certamente será apresentada – ela tem como principal objetivo digitalizar e descarbonizar a cadeia logística nacional. Tal iniciativa reúne um consórcio de 35 entidades com investimentos da ordem de 91 milhões de euros.
Portanto, começaremos a semana com mais uma oportunidade para estreitar as relações comerciais, incrementar e atrair novos negócios entre Brasil e Portugal. Será mais um capítulo da agenda permanente do fórum Brasil Export e um exemplo prático da interrelação entre os modais de transporte com os empresários do setor portuário, utilizando o transporte aéreo!