sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Editorial

Projetos para o desenvolvimento

No discurso proferido na cerimônia de abertura do Nordeste Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em João Pessoa, na Paraíba, nessa segunda-feira, dia 19, o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, destacou a importância de investir em projetos voltados para os setores portuário, de logística e infraestrutura. Ele ressaltou que o dinheiro está disponível, mas o que falta são projetos bem estruturados.

Gusmão enfatizou a necessidade de criação de uma carteira robusta de projetos nas companhias e portos delegados. Segundo ele, o ministro Márcio França e o presidente Lula removeram as restrições que impediam o investimento de dinheiro público nessas instituições. Uma rodada de discussões foi realizada para identificar as demandas dos portos e torná-los mais competitivos, abrangendo regiões do Sul ao Norte do País.

Outro ponto abordado pelo secretário foi a importância de incentivar estudos hidroviários, a fim de desenvolver o setor hidroviário no Brasil. Ele ressaltou que, embora haja R$ 1 bilhão em projetos para esse setor, comparado aos R$ 32 bilhões destinados ao setor rodoviário, é necessário mudar essa visão. Investir em projetos hidroviários, incluindo a exploração dos rios ainda não explorados, poderia trazer benefícios significativos à nação.

Além disso, Gusmão salientou a necessidade de superar as burocracias e “sair da caixinha” para impulsionar o desenvolvimento. Ele destacou que as barreiras burocráticas dificultam enormemente o progresso, principalmente nas regiões mais pobres do Nordeste e Norte do país. Para promover um ambiente propício aos investimentos, é fundamental reduzir a burocracia tanto no governo federal quanto nos órgãos públicos.

Em vista das palavras do secretário-executivo Roberto Gusmão, fica evidente a necessidade de o Governo Federal adotar uma postura mais proativa na criação e execução de projetos que impulsionem a infraestrutura de transportes do País. É urgente a elaboração de uma carteira sólida de projetos para os setores portuário, de logística e infraestrutura, a fim de garantir a competitividade nacional e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

A priorização de investimentos em projetos hidroviários também é crucial, uma vez que o potencial desse setor ainda é amplamente subutilizado no Brasil. Estudos aprofundados e incentivos adequados devem ser fornecidos para explorar todo o potencial dos rios do país.

Por fim, a redução das burocracias é um ponto-chave para estimular o crescimento econômico e atrair investimentos. O governo deve trabalhar em conjunto com os órgãos públicos para simplificar os processos, agilizar as autorizações e garantir que o ambiente regulatório seja favorável aos negócios.

Em suma, é fundamental que o Governo tenha projetos estratégicos bem elaborados e execute medidas efetivas para impulsionar a infraestrutura de transportes do País. O investimento adequado nessas áreas será fundamental para impulsionar a economia, aumentar a competitividade nacional e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe:
TAGS Fórum Regional de Logística Infraestrutura e Transportes João Pessoa Márcio França Paraíba

Leia também