Risco logístico
O ministro da Agricultura, Marcos Montes, destacou seu temor de o setor agrícola enfrentar um gargalo logístico para receber fertilizantes em suas fazendas, para aplicá-los nas plantações. E sua preocupação não é referente ao desembarque das cargas no País ou às filas de navios aguardando para operar nos portos, mas se deve ao fato de alguns produtores estarem espelhando o preço abaixar para, então, efetivar sua compra.
Nesse cenário, haverá filas e congestionamentos nos acessos aos armazéns onde hoje estão os insumos.
“Alguns produtores estão aguardando o preço cair para poder comprar, o que pode criar um problema de logística na hora crucial. A logística pode ser atrapalhada, mas há fertilizantes. Nosso receio é de que produtores retardem a compra e isso crie gargalo de logística no futuro”, disse o ministro, durante o 13º Congresso Brasileiro do Algodão, na última terça-feira.
O preço dos fertilizantes já apresentou queda, não a desejada pelo setor, mas já há uma redução. E os produtores devem se adequar a esses novos custos. Deixar para comprar o insumo apenas quando estiver no momento da adubação é uma decisão arriscada e que pode levar o setor a pagar ainda mais caro pelo produto, considerando que, em um cenário de gargalos, os custos logísticos podem aumentar bastante. É uma situação em que a economia obtida com a desvalorização do artigo pode nem compensar um maior gasto com transporte.