quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Um modal vital para a logística brasileira

O expressivo crescimento na movimentação de cargas na Hidrovia Tietê-Paraná, ao longo de 2023, é um indicativo claro do potencial do modal hidroviário no Brasil. Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo apontam um aumento de mais de 120%, atingindo a marca de 2,4 milhões de toneladas transportadas no ano passado. Este desempenho notável, principalmente impulsionado pelo transporte de soja, destaca a importância estratégica da hidrovia como corredor logístico para o escoamento da produção agrícola.

A Hidrovia Tietê-Paraná, conectando estados-chave como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, revela-se como um eixo fundamental para o transporte fluvial de cargas. Com 30 terminais intermodais dedicados à carga e descarga, a hidrovia demonstra seu papel vital na integração logística dessas regiões.

Os dados apontam para uma dominância significativa do transporte de commodities agrícolas, com a soja liderando com 41% das cargas. Esse cenário ressalta a necessidade de as autoridades desenvolverem estratégias e realizarem investimentos voltados para o modal hidroviário, especialmente considerando a crescente demanda pelo escoamento de produtos agrícolas.

A reativação do projeto de aprofundamento do canal de Nova Avanhandava pelo Governo de São Paulo é um passo crucial nessa direção. A obra, que inclui detonações subaquáticas de rochas para aumentar o calado no canal, é um investimento de R$ 293,7 milhões, que resultará em uma significativa expansão da hidrovia. O aumento da profundidade desse canal de navegação no reservatório de Três Irmãos, ao longo de 16 km, é uma medida estratégica que visa melhorar a navegabilidade, principalmente durante períodos de estiagem.

Diante desse panorama promissor, é imperativo que o modal hidroviário receba a devida atenção e investimentos em âmbito nacional. Essa expansão não apenas aprimorará a eficiência logística, mas também contribuirá para a redução dos custos de transporte e a sustentabilidade ambiental, tornando-se uma alternativa relevante para o complexo desafio logístico enfrentado pelo Brasil.

Além disso, urge uma regulação específica para o setor hidroviário, alinhada com as necessidades e peculiaridades desse modal. A criação de um ambiente regulatório propício é vital para atrair investimentos, garantindo o desenvolvimento sustentável e contínuo do transporte fluvial no país.

A Hidrovia Tietê-Paraná, com seu desempenho ímpar em 2023, é um indicador claro de que o Brasil possui um potencial significativo a ser explorado no campo do transporte hidroviário. Este é o momento de aproveitar essa oportunidade, investir de maneira estratégica e estabelecer as bases para um crescimento consistente e sustentável desse modal vital para a logística nacional.

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