sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Joel Julius

Clique para ver mais

Articulista

Um mundo de oportunidades à vista

Seguindo as celebrações do Dia Marítimo Mundial (26 de setembro), lembramos da importância do mar, tanto no dia-a-dia dos leitores do BE News, quanto para o macro-público que se beneficia da relação histórica que nos trouxe até aqui. 

Ao representar 80% do comércio global e laço fomentador da própria criação nacional, temos em território brasileiro mais de um terminal portuário por dia no ano, garantindo a movimentação de riquezas e gerando renda para milhares de colaboradores. 

Certamente, há uma série de entraves que nos podam o verdadeiro potencial exportador: a condição rodoviária, a espera nos portos e a burocracia incessante tão discutida nos fóruns do Brasil Export, anos a fio. 

Mesmo assim, avançamos. Parabenizamos todos os portos que escolhem evoluir com soluções autóctones ou que se inspiram em sucessos internacionais para parcerias. Escutamos as startups que ingressam em nosso hub ou nas diversas outras oportunidades Brasil afora. Unimos esforços dos setores público e privado para garantir incentivos e tributação justa para a economia marítima seguir crescendo – e proporcionando o alicerce para os recordes agrícolas testemunhados ano a ano. 

Do além-mar, as soluções são vastas: desde tecnologias para a produção de concreto sustentável para a infraestrutura marítima em San Diego, até a eletrólise da membrana de troca aniônica, testada na Antuérpia para a geração otimizada de hidrogênio verde. Igualmente observando Singapura, temos sistemas de comunidade portuária que facilitam o intercâmbio de informações agilizando o cotidiano portuário. 

São essas e outras iniciativas que nos dão ânimo para dinamizar o setor nacional. Estudar corredores verdes que unam o Nordeste à Ásia; explorar as vantagens do Sul como integrador regional; ampliar a sustentabilidade do Norte como jóia a ser lapidada; plantar no Centro-Oeste a segurança alimentar de bilhões; e assegurar no Sudeste os rápidos caminhos para conduzir esses recursos ao globo. 

Para os próximos anos, estruturaremos missões focadas em objetivos claros de parcerias técnicas e investimentos. Com um olhar sustentável, abriremos as portas para que startups encontrem oportunidades de atuação com projetos-conceito e proporcionarmos mais espaço para troca de experiências com o canal de comunicação BE News e tecnologias internacionais diversas. 

Há duas décadas levando o Brasil para o mundo, vamos agora também embarcar no desafio de trazer o conhecimento e parcerias internacionais para o Brasil. Como um grande fórum que acredita em cada um de seus associados e parceiros, vamos juntos seguir trabalhando para um país maior e melhor. Sejam bem-vindos à bordo!

 

Joel Julius
Presidente do Conselho Internacional do Brasil Export 

Compartilhe:
TAGS

Leia também