Urgência rodoviária
A recente declaração do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltando a necessidade de implementação de uma terceira pista ligando o Planalto ao complexo portuário, levanta uma preocupação crucial sobre o futuro da logística rodoviária na região. Segundo Pomini, estudos indicam que, caso nenhuma ação seja tomada, podemos enfrentar um colapso no modal rodoviário até 2030, colocando em risco o escoamento de produtos e a eficiência das operações portuárias.
Atualmente, a única opção de ligação rodoviária entre o Planalto e o Porto de Santos, para o transporte de cargas, é a Rodovia Anchieta, que faz parte do Sistema Anchieta-Imigrantes. No entanto, o aumento contínuo do tráfego de caminhões entre a Grande São Paulo, Santos, Guarujá e Cubatão tem sobrecarregado essa via, além de impactar negativamente a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, outra importante rota utilizada pelos veículos de carga.
O diálogo entre a Autoridade Portuária de Santos e o Governo do Estado é de suma importância nesse contexto. A implementação de uma terceira pista entre a Grande São Paulo e o Porto de Santos será um passo significativo para mitigar o problema atual e garantir a fluidez do transporte rodoviário de carga.
A logística rodoviária desempenha um papel fundamental no escoamento de produtos, representando cerca de 70% das operações do Porto de Santos. Se for negligenciada a necessidade de investimentos e melhorias nesse setor, estará se comprometendo seriamente a capacidade de competitividade do Porto e de toda a região.
O Governo do Estado precisa se antecipar aos problemas iminentes, promovendo estudos e planejamento eficiente para a construção da nova estrada. É necessário que sejam alocados recursos financeiros e humanos para viabilizar essa obra crucial. Além disso, é fundamental estabelecer parcerias com entidades privadas e buscar apoio de especialistas para garantir a efetividade do projeto.
O Porto de Santos é um dos principais motores econômicos do país, sendo responsável por grande parte das exportações e importações brasileiras. Portanto, a modernização e o aprimoramento das infraestruturas de acesso ao porto são fundamentais para manter a competitividade no cenário global e garantir o desenvolvimento econômico sustentável da região.
Em resumo, é de extrema urgência que o Estado de São Paulo inicie, de forma imediata, os estudos para a construção de uma nova estrada que ligue a Grande São Paulo ao Porto de Santos. A implementação dessa terceira pista é uma medida indispensável para evitar um colapso no modal rodoviário e garantir a eficiência logística da região. O futuro do Porto de Santos e de toda a economia local depende dessa iniciativa.