Você tem um amigo? Mais do que um? Ótimo, segure todos
“Se me tirassem tudo, eu precisaria apenas de um Amigo e uma ideia para recomeçar”
Bill Gates
Nessa semana reencontrei um dos meus melhores Amigos. O José Luiz, que carinhosamente chamamos de Nê (vai entender…). Um Irmão, daqueles que a vida põe em seu caminho. Põe e tira. Por diversas razões, estávamos distantes por mais de 30 anos. Distantes de verdade. Nem o telefone, um do outro, tínhamos.
Sua mãe faleceu e ele voltou à nossa Cidade. Um abraço longo, uma conversa ainda maior.
E foi desse momento difícil, que nasceu uma das maiores alegrias e reflexões dos últimos tempos.
Minha mulher, Silvia, diz que eu não sou bom em cultivar amizades. Ela tem razão. Tenho poucos e bons Amigos, mas tomo poucas vezes a iniciativa de ir ao encontro deles.
Arrependo-me e faço aqui o propósito de mudar. É um erro fatal, na vida pessoal e, como veremos, na carreira.
Estar próximo e poder contar com Amigos verdadeiros, é muito mais do que o simples networking.
É um seguro de alta cobertura contra a necessidade de decidir sozinho sobre assuntos importantes. A conversa sincera com um deles pode colocar tanto a autoestima, quanto e Ego em seus devidos lugares. Imagine o enorme poder de feedback que habita em ouvir alguém que te conhece de verdade e, mais importante do que tudo, tem interesse verdadeiro no seu bem estar.
Em tempos nos quais é tão importante e difícil manter a Saúde Emocional, Amigos são fundamentais. Quanto mais Amigos verdadeiros, menos sessões de análise e de coaching. Ouvir verdades de pessoas com as quais você compartilha visão de vida e valores tem um valor enorme. Falar abertamente com quem você pode fazê-lo sem medir palavras, idem.
Obviamente essa relação não funciona apenas para receber o que venha deles. Deve obrigatoriamente envolver entrega de mesmo valor e importância, caso contrário, não é amizade. Tratar essa relação de forma unilateral é como ir ao Caixa Eletrônico: é bom no momento em que fazemos o saque, mas uma hora o saldo acaba. Dica: “é melhor dar do que receber”, então, mantenha sempre saldo positivo na relação.
Para que a amizade funcione como o exercício para vida e carreira que proponho aqui, deve haver uma troca saudável, como em quase tudo na vida.
Olhando sob essa perspectiva, manter a verdadeira amizade passa por várias competências que valem também para o mundo do trabalho.
Começa por aceitar e trabalhar as imperfeições do outro. Quantas vezes somos obrigados a lidar com diferentes níveis de maturidade em nossas Equipes de trabalho e, por conta disso, modular nossos estilos de liderança do Modo Comando-Controle até o Modo Delegação. É, ao mesmo tempo, um teste para a nossa resiliência.
Citando novamente a necessidade vital de dar e receber feedback, sugiro que a trate como fazem os verdadeiros Amigos. Com honestidade e sinceridade. Fatos e dados nas mãos, antes de falar, sem incluir julgamentos pessoais. Lembre-se disso na próxima vez em que afirmar que está dando feedback, como uma “oportunidade de melhoria” para seu Colega ou Subordinado. Pode e deve afirmar isso, mas certifique-se que é o que realmente está fazendo.
Alguns podem achar difícil fazer essa certificação, mas é simples questão de empatia, outro ingrediente que você vai encontrar na verdadeira amizade. Coloque-se no lugar do outro. Se você próprio, sentir-se bem com a forma como falaria ao outro, estará no caminho certo.
Talvez sem perceber, você estará simultaneamente desenvolvendo outra característica importantíssima: a capacidade de comunicar-se bem. Comunicação assertiva é a competência mais buscada dos tempos atuais. A disciplina diária de evitar um mal-entendido: clareza e direcionamento. Diga de forma simples o que deve ser dito e o que espera que seja feito, à partir daí.
Quanta eficácia e eficiência, vem de construir um ambiente de trabalho, onde as relações baseiam-se em confiança, lealdade e companheirismo. Viva o que a amizade ensina!
Por fim, o grande, enorme, ensinamento que a verdadeira amizade deveria levar para tornar o mundo corporativo mais parecido com a vida: a gratidão. Essa capacidade de reconhecer o bem que se recebe e devolver mais do que se recebe.
A vida não vai ensinar com tanta honestidade, resultados e, às vezes doçura, quanto um verdadeiro Amigo é capaz de fazer.
Traduzir o que se aprende com a verdadeira amizade, para o mundo do trabalho, é possível. Não acredite naqueles que dizem o contrário.
Hudson Carvalho é Consultor em Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial, Diretor Executivo da Elabore Online – Resultados Através das Pessoas e Diretor da WISDOM – Gestão Organizacional (Desenvolvemos Pessoas e Processos) – Baixada Santista e ABCD
elaboreonline@gmail.com | https://wa.me/message/5S2EHIT7sESXHB1