BE News
Hora de refletir e agir!
Por Márcio Guiot O Brasil, país de dimensões continentais e com cerca de 7.500 quilômetros de costa litorânea, contabilizou, em 2023, a expressiva movimentação de mais de 1,3 bilhão de toneladas de cargas em suas instalações portuárias. A eficiência do agro, aliada ao gigantismo territorial da federação, leva o país a ser considerado, internacionalmente, como…
Data: 9 de outubro de 2024
BE News
A inércia logística e a ascensão do Porto de São Sebastião: o momento de conquistar protagonismo na cadeia logística do Sudeste
Por Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio Diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião Nos últimos anos, o Porto de São Sebastião tem demonstrado um potencial crescente para se tornar um dos principais hubs logísticos da região Sudeste do Brasil. Houve recorde de movimentação em 2023, 1.033.224 toneladas de cargas, volume que, de acordo com o plano…
Data: 9 de outubro de 2024
BE News
O futuro dos portos brasileiros: formação profissional e desenvolvimento tecnológico
Por Caio Teissiere Moretti da Silva Diretor-presidente da Fundação Cenep, do Porto de Santos No atual cenário de discussão sobre um novo marco regulatório para o setor portuário, é importante que o desenvolvimento deste segmento seja pensado com base em modelos que priorizem o ensino e a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (P, D&I).…
Data: 9 de outubro de 2024
Ricardo Molitzas
Articulista
Deixados para trás – Porto de Santos, o segundo maior da América Latina
Por Marcelli Mello e Ricardo Molitzas O Porto de Santos, que já foi considerado o maior da América Latina, perdeu essa posição. De acordo com o Lloyd’s List One Hundred Ports 2024, o porto santista agora ocupa o segundo lugar em movimentação de contêineres, superado pelo Porto de Colón, no Panamá. O Terminal de Containers…
Data: 9 de outubro de 2024
Angelino Caputo
Articulista
A hora e a vez do PCS
Estamos diante de mais uma excelente janela de oportunidade para a implantação de PCS – Port Community System no Brasil. Por enquanto, aqui em terras tupiniquins, esse tema tem avançado por espasmos, alternando fases de grande mobilização do setor com períodos de completo esquecimento. No entanto, as últimas movimentações indicam que só dependemos agora de…
Data: 9 de outubro de 2024
BE News
Competitividade portuária deve estar no planejamento estratégico do País
Por Casemiro Tércio Carvalho Engenheiro Naval, professor, especialista portuário e sócio da 4Infra O setor portuário é o principal nó da cadeia logística da economia mundial, o que significa que os aspectos globais (por exemplo, criação de blocos econômicos, existência de barreiras comerciais etc.) e locais (por exemplo, disponibilidade de acesso, concorrência pela operação…
Data: 9 de outubro de 2024