Silvio Costa Filho ao lado do prefeito de Guarujá, Válter Suman: segundo o ministro, o Aeroporto de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos, será fundamental para a regiãoCrédito: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Região Sudeste
Ordem de serviço para obras do Aeroporto de Guarujá está prevista para dezembro
Durante visita ao Porto de Santos, ministro Silvio Costa Filho disse que estará na região para solenidade
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta sexta-feira (27), durante sua segunda visita ao Porto de Santos (SP), que deverá autorizar no mês de dezembro a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos.
“Uma grande satisfação voltar à região. E queria anunciar que no início de dezembro deveremos voltar aqui para a gente dar ordem de serviço do Aeroporto de Guarujá, que será fundamental para a região”, anunciou o ministro.
As obras correspondem à primeira fase do novo aeroporto da cidade. Essa primeira fase consiste em obras de infraestrutura, reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.
De acordo com o prefeito Válter Suman (PSDB), após a abertura de envelopes para análise documental, cinco empresas foram habilitadas e o vencedor deverá ser conhecido no final de novembro.
“Vamos aguardar os próximos cinco dias para o período de avaliação. Depois, faremos a abertura dos envelopes das propostas comerciais, onde será feita a análise criteriosa, para anunciarmos a empresa vencedora”, comentou.
De acordo com o prefeito, a primeira fase das obras terá duração de seis a oito meses.
A expectativa é que entre o final de 2024 e início de 2025 o aeroporto tenha voos de jatinhos e turboélices com capacidade de até 90 passageiros.