Prevista para durar seis meses, a implantação da primeira fase de obras permitirá ao Aeroporto de Guarujá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageirosCrédito: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Região Sudeste
Ordem para obras do Aeroporto de Guarujá está prevista para fevereiro
Portaria que autoriza implantação do novo terminal está sob análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil
O município de Guarujá (SP) vive a expectativa para a assinatura da ordem de serviço que permitirá o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano, que será instalado dentro da Base Aérea de Santos. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a liberação está prevista para ocorrer em fevereiro.
Inicialmente, a Prefeitura de Guarujá havia informado ao BE News que aguardava um posicionamento do Comando da Aeronáutica (Comaer) para poder fazer a ordem de serviço a respeito das obras do novo terminal.
A Força Aérea afirmou, em nota, que a portaria que dispõe sobre o Zoneamento Civil-Militar do Sítio Aeroportuário da Base Aérea de Santos (SBST), a qual previa a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, perdeu a sua validade por decurso do prazo.
Ainda de acordo com a organização militar, a nova portaria está sendo providenciada pelo Comaer e também pela equipe da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O documento se encontra sob análise da SAC.
A partir da assinatura e publicação desta portaria, fica permitido o início das obras por parte da Prefeitura, que fez a contratação de uma empresa por meio de edital de licitação.
No mês passado, o prefeito da cidade, Válter Suman (PSDB) cumpriu agenda em Brasília antes do período de recesso na Capital Federal, onde foram discutidas ações para agilizar a burocracia junto à SAC.
Também no mês passado, o secretário de desenvolvimento econômico e portuário de Guarujá, Leonardo Gazillo, se reuniu com a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e discutiram o plano de ações e o cronograma de obras.
No mês de outubro, durante visita ao Porto de Santos, o ministro Silvio Costa Filho anunciou que a ordem de serviço do aeroporto aconteceria no mês de dezembro.
Licitação
A Prefeitura de Guarujá homologou a empresa vencedora da licitação referente à primeira fase de obras do Aeroporto. A empresa vencedora foi a Terracom Construções Ltda, que apresentou o valor de proposta de R$ 19 milhões, atendendo todas as exigências.
Após a execução dos serviços, prevista para durar seis meses, conclui-se a implantação da primeira fase, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
Segundo a Prefeitura, a operação para pousos e decolagens no terminal está prevista para acontecer no final de 2024.