Tarcísio e uma comitiva de secretários estaduais farão a partir desta segunda-feira, dia 5, uma série de encontros com empresários e executivos na Espanha, Itália e França (Crédito: Divulgação/Governo de São Paulo)
Região Sudeste
“Outras alternativas de ligação Planalto-Baixada serão necessárias”, diz Tarcísio
Governador comentou que outros estudos deverão ser feitos mesmo após terceira pista da Imigrantes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o estado já pensa em novas alternativas para a ligação Planalto-Baixada, visando o gargalo já existente no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
Ele deu essa declaração após a solenidade dos 132 anos do Porto de Santos (SP), realizada na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), na última sexta-feira (4). Na ocasião, Governo Federal e Estadual anunciaram a construção em conjunto do túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá. A obra, orçada em cerca de R$ 6 bilhões, terá aporte financeiro divididos entre União e Governo de São Paulo.
Apesar de o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes já estar em seu estágio inicial, Tarcísio declarou que novas ligações deverão ser estudadas no futuro.
“Queremos dar mais essa alternativa, para aliviar a (Via) Anchieta. Já sabendo que novas alternativas de ligação Planalto-Baixada serão necessárias”, afirmou.
No mês passado, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Parceria em Investimentos, autorizou a concessionária Ecovias a realizar os estudos de implementação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.
“Vamos ter que desenvolver esse projeto de engenharia da terceira pista. Juntando o projeto e o licenciamento necessário, vamos consumir algo em torno de um ano e meio, dois anos. Para que lá na frente a gente tenha o projeto em mãos”, disse o governador.
Conforme o documento que autoriza o início dos estudos de engenharia da nova rodovia, o estado determinou que a concessionária terá de planejar um traçado que permita o fluxo de veículos de passeio, ônibus e caminhões, simultaneamente.
Atualmente, caminhões que se direcionam ao Porto de Santos têm como opção rodoviária a Via Anchieta, rodovia construída na década de 1940, e que já vem encontrando gargalos nos últimos anos. Atualmente, a rodovia recebe de 12 a 14 mil caminhões por dia.
O anúncio da terceira pista foi feito por Tarcísio, em dezembro passado, durante sua participação em uma audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa que discutiu os desafios e melhorias para as rodovias concedidas, promovida pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil).
Missão internacional
A partir desta segunda-feira (5), Tarcísio de Freitas e uma comitiva de secretários estaduais farão a primeira missão internacional do Governo Estadual em 2024. Será uma série de encontros com empresários e executivos na Espanha, Itália e França.
Segundo anunciou o governador, uma das reuniões já marcadas será com executivos da empresa controladora da concessionária EcoRodovias. O projeto da 3ª pista estará em pauta, revelou o governador.
Outro projeto de infraestrutura que será apresentado no Roadshow será o túnel Santos-Guarujá. Tarcísio explicou que há empresas e operadores da Europa que possuem experiência e com trabalhos renomados com este tipo de obra.
“A ideia é mobilizar operadores lá fora para esses projetos que virão. Como temos uma agenda extensa, uma programação intensa de investimentos que vão ser desencadeados esse anos, precisamos mobilizar o mercado desde já para não perder ‘timing’, para que nessa competição, que é global, a gente possa trazer o capital para cá. Ter habilidade para trazer esses investimentos”, comentou.
Conforme anunciou o governo do Estado, a missão começa hoje, com três encontros em Madri, capital da Espanha. Amanhã, serão duas reuniões em Milão, capital da Itália.
Por fim, a comitiva de São Paulo terá encontros na quarta, quinta e sexta-feira , todos eles em Paris, capital da França.
O Governo do Estado tem prevista a realização de 13 leilões ao longo de 2024. Entre eles, estão o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas, já no dia 29 de fevereiro, e concessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária, além das desestatizações da Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).