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Durante o painel, os debatedores fizeram um comparativo entre os portos do Mercosul com os complexos mais modernos e eficientes do mundo, como é o caso de Singapura. Foto: Rodrigo Borthagaray

Mercosul Export

Painel aborda modernização portuária com foco em inovação e segurança

Atualizado em: 17 de agosto de 2024 às 10:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Debatedores discutiram avanços tecnológicos e o futuro dos portos no último dia de atividades do Mercosul Export

A segunda edição do Mercosul Export, Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, terminou na sexta-feira (16) com um amplo debate voltado para a implantação de tecnologias e inovação visando a otimização e aperfeiçoamento do setor portuário em todo o mundo.

Durante o painel que tratou do tema, os debatedores abordaram os projetos voltados para o assunto, como por exemplo, ocorre no Rio Grande do Sul, bem como o comparativo dos países do Mercosul com os portos mais modernos e eficientes do mundo, como é o caso de Singapura, do outro lado do mundo.

O diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, classificou a utilização de novas tecnologias, que faz parte do planejamento da empresa pública, como um fator fundamental para tomadas de decisão e, principalmente, um ganho importante na segurança das operações.

“Trago o exemplo da implantação do VTMIS (sistema de auxílio eletrônico à navegação, com capacidade para prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário). Sempre quando a gente olha para experiências que são muito caras e levam sempre bastante tempo dentro desse processo. Nessa discussão, precisamos buscar caminhos diferentes para trazer essa inovação tecnológica, esse apoio, dentro da operação do nosso complexo”, explicou.

Klinger exemplificou que uma das frentes de trabalho da Autoridade Portuária é todo o trabalho da equipe técnica em adquirir boas e novas informações ao invés de comprar equipamentos.

“Não estamos comprando nenhuma tecnologia, mas sim comprando informação. Obviamente isso será numa crescente no processo de implementação, fazendo o passo a passo necessário para trazer toda essa tecnologia e nos apoiar dentro dessa tomada de decisões. A gente precisa dessa tecnologia, mas precisamos pensar, também, diferente nessas alternativas para fazer essa construção, para ter uma solução que nos importa”, disse.

Um dos pontos levantados pelo presidente dos portos gaúchos e de grande preocupação dentro da Autoridade Portuária envolve a questão jurídica envolvendo a contratação desse tipo de serviço.

“De fato, é uma grande preocupação nossa de conseguir fazer juridicamente as coisas bem feitas para ter o respaldo. A construção de todo processo, de muita discussão interna, para se ter um desenho e validação jurídica para que isso possa ser executado”, finalizou.

Compartilhamento

O presidente do Conselho do Singapura Export, Joel Julius, exemplificou a participação de um país como Singapura dentro do bloco do Mercosul. Ele citou empresas que realizam o transporte de minério de ferro dentro do continente, bem como a participação na movimentação de contêineres na Argentina.

“O Porto de Singapura movimentou 38 milhões de TEU no ano passado. Em termos de população, Singapura e o Uruguai não são tão diferentes, mas lá observamos números enormes. Quando falamos em tecnologia, se pensa na eficiência de Singapura, muito mais voltado para sistemas e otimização das operações. Estão entrando com tecnologias, veículos autoguiados, mas sem perder os empregos. Elevando a capacidade das pessoas e otimizando em automação. Tudo começa lá, como um piloto, e trazendo essas tecnologias para cá e aprende com as realidades locais”, analisou.

O painel ainda contou com as participações de Alber Vasconcelos, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Regis Prunzel, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de Sâo Paulo (Sopesp); Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra); e presidente do Conselho Brasil Tech Export; e do engenheiro naval Gustavo Alonso. A moderação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News.

O Mercosul Export foi uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

 

 

 

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