Autoridades e especialistas destacaram durante o painel a necessidade de modernização logística para atender ao crescimento do comércio com a Ásia e América do Sul. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Brasil Export
Painel aponta novos caminhos para comércio internacional e logística integrada
Especialistas discutem como a infraestrutura modernizada pode facilitar o fluxo de negócios entre Brasil, Ásia e América do Sul
A importância de aprimorar a infraestrutura nacional para atender ao fluxo crescente de negócios e investimentos foi o ponto chave nas discussões do painel “Integração, investimentos internacionais e desenvolvimento de novos negócios com Ásia e América do Sul”, durante o fórum nacional Brasil Export 2024, que teve início na terça-feira, dia 8, e vai até quinta-feira, dia 10, em Brasília (DF).
Moderado pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, o painel contou com a participação de representantes da diplomacia e do setor de investimentos.
O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, mencionou um fato classificado por ele como um marco para o comércio fluvial entre o Brasil e o Urugua. “O dia 2 de maio foi histórico, pois pela primeira vez em 62 anos tivemos uma licitação bem-sucedida no canal de São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos”, afirmou Valles, destacando a importância da dragagem do canal para melhorar a logística da região. Ele também apontou, no entanto, as dificuldades causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que interromperam o processo de classificação das propostas.
O canal de São Gonçalo é uma via fluvial brasileira que liga duas importantes lagoas da região sul do país, a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, em uma extensão de 76 km. Sua relevância logística se dá pelo transporte de cargas entre as regiões brasileiras e o Uruguai, e projetos como a dragagem têm um impacto direto no escoamento de produtos.
O recém-empossado presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Joel Julius, ressaltou a importância de o Brasil observar soluções implementadas no exterior para o setor de logística e infraestrutura. “Os brasileiros precisam ficar atentos ao que acontece lá fora e trazer essas soluções para cá”, afirmou Julius, reforçando a necessidade de inovação no setor.
CEO da Rocktree, Daniele Pratolongo também participou do debate e destacou a relevância das soluções marítimas para melhorar a logística tanto nacional quanto internacional. “As soluções marítimas são fundamentais para integrar as cadeias logísticas do Brasil com o mundo”, completou Pratolongo.
O Brasil Export 2024 é uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br