sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A coordenadora do Programa H2U do Ministério de Industria, Energía e Minería do Uruguai, María José González, disse que o Uruguai tem potencial de ser um grande exportador de derivados de hidrogênio verde porque os projetos de desenvolvimento do combustível limpo suprem as necessidades locais do País. Foto: Grupo Brasil Export

Mercosul Export

Painel discute potencial do Uruguai para exportar derivados de H2V

Atualizado em: 16 de agosto de 2024 às 14:47
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

O debate aconteceu nesta sexta-feira (16), durante o segundo painel do Mercosul Export, fórum internacional do Grupo Brasil Export

A coordenadora do Programa H2U do Ministério de Industria, Energía e Minería do Uruguai, María José González, disse que o Uruguai tem potencial de ser um grande exportador de derivados de hidrogênio verde porque os projetos de desenvolvimento do combustível limpo suprem as necessidades locais do País.

“No Uruguai, temos condições de produzir derivados de hidrogênio verde, pois contamos com sol e vento em abundância. Podemos produzir mais do que o mercado nacional necessita”, afirmou.

O debate aconteceu nesta sexta-feira (16), durante o segundo painel do Mercosul Export, fórum internacional do Grupo Brasil Export. Líderes e especialistas se reuniram para discutir a criação de corredores logísticos verdes e compartilhar boas práticas de desenvolvimento sustentável no setor de infraestrutura.

O evento, transmitido pela TV BE News, destacou os caminhos para alinhar a competitividade da logística de transportes com o crescimento sustentável, abordando temas como a descarbonização dos modais e os planos governamentais para promover um futuro mais verde.

Durante o debate, María José González apresentou um panorama sobre os avanços do Uruguai na área de energias renováveis e os desafios ainda enfrentados na descarbonização dos setores de transporte e industrial.

Segundo ela, 90% da matriz elétrica do país já é baseada em energias renováveis, com a meta de alcançar 100% em um futuro próximo. Recentemente, o Uruguai chegou a atingir 97% de energia renovável O grande desafio, no entanto, permanece na redução da alta dependência de petróleo, já que o País não possui poços e depende da importação.

González destacou ainda os incentivos fiscais para a mobilidade elétrica no país, especialmente em trajetos de curta distância. Para distâncias maiores, o foco é o investimento em hidrogênio verde.

“Essa tecnologia está impulsionando o setor de transportes de longas distâncias. O país está combinando o hidrogênio verde com outras moléculas, como o etanol, para expandir o desenvolvimento sustentável nos modais mais difíceis de descarbonizar, como o marítimo e o aéreo”, diz ela.

A coordenadora também revelou que o Uruguai está investindo em dois grandes projetos de usinas de hidrogênio verde voltadas para a exportação, com previsão de conclusão para 2028. Além disso, uma usina menor, destinada ao mercado interno, deve ficar pronta entre 2025 e 2026.

O moderador do painel foi Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News. Participaram ainda Jorge Bastos, Presidente da INFRA S.A.; Djalma Vilela, Presidente da Multilog e do Conselho do Mercosul Export; e Raul Eugênio Podetti, consultor naval e ex-presidente da Federación de la Industria Naval Argentina (F.I.N.A.).

Compartilhe:
TAGS