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A Ponte Francis Scott Key, em Baltimore (EUA) foi atingida por um navio porta-contêineres na última terça-feira e o custo de sua reconstrução é estimado em R$ 3 bilhões. Crédito: Reprodução

Internacional

Para analistas, queda de ponte nos EUA pode custar até R$ 20 bi em seguros

Atualizado em: 30 de março de 2024 às 11:26
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Estimativa leva em conta o período de bloqueio do porto de Baltimore após o colapso da via, atingida por um navio

A queda da Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, ocorrida na terça-feira (26) após ser atingida por um navio porta-contêineres, pode resultar em perdas seguradas de até US$ 4 bilhões (ou R$ 20 bilhões), conforme analistas da Morningstar DBRS, uma agência global de rating de crédito, informa o portal especializado em resseguros, Reinsurance News.

Essa estimativa leva em conta o período de bloqueio do porto de Baltimore após o colapso da ponte, bem como a cobertura de interrupção de negócios. A reconstrução da ponte sozinha pode custar cerca de US$ 600 milhões (aproximadamente R$ 3 bilhões).

Mesmo no cenário de perdas seguradas mais baixas, ainda excederia os US$ 1,5 bilhões (ou R$ 7,5 bilhões) de perdas seguradas provocadas pelo naufrágio do Costa Concordia, um navio de cruzeiro italiano que afundou em 2012, estabelecendo um recorde anterior de perdas seguradas marítimas.

Segundo veículos de imprensa especializados, a duração do bloqueio ainda não está clara, levantando a preocupação de que possa se tornar o maior exemplo de bloqueio portuário visto pelo mercado de seguros nos últimos anos.

Prevê-se que uma grande quantidade de apólices seja acionada, incluindo coberturas de responsabilidade civil, casco, propriedade, carga e interrupção de negócios. Apesar do potencial recorde de perdas seguradas marítimas, os analistas da agência de rating de crédito esperam que as perdas permaneçam dentro dos limites de capacidade do mercado.

O presidente da seguradora britânica Lloyd’s of London, Bruce Carnegie-Brown, disse à CNBC que a situação está sendo vista como uma perda considerável, potencialmente a maior já segurada em termos marítimos, embora esteja dentro dos parâmetros previstos.

Baltimore é o 11º maior porto dos EUA em termos de movimentação de contêineres, mas é líder em exportação de automóveis, tendo movimentado mais de 750 mil veículos em 2023, de acordo com dados da Administração Portuária de Maryland.

Segundo a Reuters, Baltimore também é o maior porto dos EUA em volume para movimentação de máquinas agrícolas e de construção, além de produtos agrícolas, e opera um terminal de cruzeiros. No ano passado, foi o segundo porto mais movimentado para as exportações de carvão.

 

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