O ZR News teve a participação da advogada e professora universitária especializada em direito portuário Maria Cristina Gontijo, e do diretor da Antaq, almirante Wilson Lima FilhoCrédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
Para diretor da Antaq, implementação das hidrovias é prioridade
Almirante Wilson Lima Filho concedeu entrevista ao programa ZR News
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), almirante Wilson Lima Filho, afirmou que a agência trata como prioridade as diretrizes que envolvem as hidrovias e disse que os problemas enfrentados no Porto de Itajaí serão resolvidos. Ele concedeu entrevista ao programa ZR News, veiculado pela Rádio Santa Cecília FM (107,7).
Segundo o almirante, seguindo as políticas públicas que já foram previamente estabelecidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos, a Antaq vem trabalhando com uma vertente técnica.
Sobre o modal hidroviário, o diretor falou das hidrovias de Lagoa Mirim (RS), entre o Brasil e o Uruguai, e a do Rio Madeira, que corta Rondônia e Amazonas.
“Hoje, na agência só se fala em técnica e o que é melhor para o Brasil. Somos prestadores de serviço. Temos como prioridade as hidrovias. Temos que efetivamente regular as hidrovias no nosso país. Está sendo verificada a da Lagoa Mirim e a do rio Madeira está sendo estudada, para que nos próximos meses teremos hidrovias efetivamente implementadas”, disse.
A advogada e professora universitária especializada em direito portuário Maria Cristina Gontijo, que também participou do programa, enfatizou os investimentos no modal hidroviário e destacou a independência das agências para o crescimento em infraestrutura no Brasil.
“Parece que a questão da infraestrutura no Brasil, há poucos anos que se realmente começou a se olhar como um ativo importante. Quando se constrói uma via, seja qual modal, se busca desenvolvimento e soberania. Falar de projetos que estão parados há muito tempo e que alguns anos pra cá, diante da pujança do agro, diante do crescimento e também de visões técnicas das agências, só está sendo possível discutir essa temática e está sendo trabalhada por conta justamente da independência das agências”.
Wilson Lima Filho também falou sobre a situação do Porto de Itajaí (SC), que está praticamente sem movimentação de contêineres. Segundo ele, a Antaq vai resolver o problema. No próximo dia 25 será publicado o edital para o arrendamento transitório de uma área do porto. A concessão temporária terá o prazo de dois anos.
Santos Export
Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.