O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, disse que alguns portos do Estado vêm sendo prejudicados por gargalos verificados em rodovias federais e estaduaisCrédito: Divulgação/Brasil Export
Sul Export
Para secretário, SC demanda melhores acessos viários e investimento em ferrovias
Beto Martins deu detalhes sobre gargalos que afetam alguns portos do Estado durante um dos painéis do Sul Export
Melhorias nos acessos rodoviários para eliminar principais gargalos e investimentos em ferrovias para escoamento e aumento da produção. Essas são algumas demandas Santa Catarina, conforme relatou o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante o Sul Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado na última semana, em Curitiba (PR).
Martins fez um balanço dos principais problemas de acessos viários encontrados, que afetam a chegada e saída dos portos catarinenses.
“Em São Francisco do Sul temos a BR-280, uma rodovia federal, com 34 quilômetros que hoje colapsam a atividade. São Francisco já é um porto pujante, bate recorde todos os anos, mas poderia ter números ainda mais expressivos se não fosse a questão da rodovia”, declarou.
Ao falar mais especificamente sobre a situação de outros portos catarinenses, Martins deu mais detalhes sobre os planos do Governo Estadual para eliminar os gargalos em Itapoá.
“Em Itapoá trata-se de uma questão estadual: as rodovias SC-416 e SC-417, que precisam imediatamente de atenção e prioridade do Governo. O porto já teve investimento privado de R$ 1.7 bilhão e neste momento tem um plano até 2030 de mais de R$ 2 bilhões. A iniciativa privada está fazendo a sua parte e nós, como ente público, temos que dar nossa contrapartida, até porque os gargalos só acontecem onde há desenvolvimento”, comentou.
Depois, falou sobre os complexos de Itajaí e Navegantes, onde a realidade não é muito diferente.
“Em Itajaí e Portonave existem problemas. Há gargalos para receber a quantidade que vem recebendo. Estamos falando da BR-470, outra rodovia federal, que está em obras, mas em ritmo relativamente lento. O que existe agora é o anúncio de que vai haver uma maior celeridade”, analisou.
De acordo com o secretário, o Governo Estadual já investiu mais de R$ 30 milhões em dois projetos de ferrovias. Uma delas irá conectar Navegantes a Araquari. A outra estrada de ferro, de Chapecó a Correia Pinto, tem o objetivo de conectar a região Oeste com os portos.
“O prazo de entrega dessas duas ferrovias é para setembro do ano que vem”, disse Martins.
O painel “Acessos terrestres aos portos da região Sul” teve a participação dos debatedores Mayhara Chaves, gerente de Regulação da Rumo Logística; Marcelo Fonseca, superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e Sandro Alex Cruz de Oliveira, secretário estadual de Infraestrutura do Paraná. A moderação foi do jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News.