Dez navios de guerra brasileiros e 12 estrangeiros percorrerão o litoral da cidade do Rio de Janeiro (crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)
Região Sudeste
7 de Setembro: Parada naval vai percorrer a orla do Rio de Janeiro
Evento integra as festividades cívico-militares dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil
Navios da Marinha do Brasil e de países aliados vão compor a Parada Naval que será realizada na quarta-feira, durante as celebrações cívico-militares do bicentenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, 22 embarcações irão percorrer a orla carioca, do Recreio dos Bandeirantes em direção à Baía de Guanabara, passando por Copacabana até a praia do Leme.
A Parada Naval, organizada pela Marinha, integrará o tributo cívico-militar que será realizado em conjunto entre as Forças Armadas, Governo do Estado do Rio de Janeiro e as prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói. O evento incluirá uma série de comemorações a partir de terça-feira, quando ocorrerá um desfile cívico-militar na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar, na capital fluminense.
Dez navios de guerra brasileiros e 12 estrangeiros percorrerão o litoral do Rio de Janeiro. As embarcações ficarão fundeadas em Copacabana durante a noite e seguirão para a Baía de Guanabara na quinta-feira, onde permanecerão na área de fundeio até o dia 10.
Na quarta-feira, além da Parada Naval que começará às 9 horas, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha executará salvas de tiros de Artilharia no Forte de Copacabana, de hora em hora, a partir das 8 horas. Durante toda a manhã do Dia da Pátria, ocorrerão apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca. Haverá ainda apresentação de helicópteros em ambos os dias.
Já a cerimônia de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil está prevista para as 13 horas, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana. O evento contará com show aéreo da Esquadrilha CEU, além de apresentações de bandas do Corpo de Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, a Equipe de Salto Livre da Brigada de Infantaria Paraquedista “Os Cometas”, reforçada por integrantes da Força Aérea Brasileira “Equipe Falcão”, realizará uma demonstração de salto na praia de Copacabana. Mais tarde, no mesmo local, será a vez da Esquadrilha da Fumaça realizar a sua tradicional apresentação nos céus.
As celebrações também contarão com a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana, executando salvas de 21 tiros, às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência.