Com investimento de R$ 465 milhões, o projeto engloba a construção de duas pontes. Foto: divulgação
Região Nordeste
Paraíba apresenta projeto da Ponte do Futuro em audiência
Complexo vai interligar três municípios do estado e conectará rodovias ao Porto de Cabedelo
O Governo da Paraíba entregou os projetos de impacto ambiental da chamada Ponte do Futuro em uma audiência pública na cidade de Santa Rita. O Complexo Rodoviário vai interligar as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, além de facilitar o acesso ao Porto de Cabedelo. Esta é considerada a maior obra viária do Estado.
Durante o evento, foram divulgados os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), além de discutidas as ações socioambientais previstas e ouvidas sugestões da população.
Com investimento de R$ 465 milhões, o projeto engloba a construção de duas pontes. A primeira, com dois quilômetros de extensão, conectará a BR-230 à BR-101 Norte e contará com ciclovia, calçadas e um mirante. A segunda terá 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. As obras ainda incluem um prolongamento de 11,2 quilômetros da PB-011, de Forte Velho a Lucena, e a adequação de um trecho da PB-025 até o entroncamento com a BR-101.
A audiência pública foi conduzida pelo superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcanti, e contou com a participação da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. “Esse processo começou há muitos meses, com estudos detalhados para garantir que os impactos ambientais sejam minimizados e as medidas compensatórias adequadas”, afirmou Camaraense.
O estudo ambiental apontou 12 programas de mitigação e compensação, abrangendo ações para evitar degradação e preservar o ecossistema local. Segundo o Governo, a Ponte do Futuro trará benefícios como a redução do tráfego na BR-230, melhora na mobilidade urbana e criação de oportunidades econômicas, incluindo uma área de expansão industrial em Santa Rita.
Obras e cronograma
O contrato com o Consórcio Jampa, liderado pela construtora A Gaspar S.A., foi assinado em agosto, e os trabalhos preliminares, como sondagens geotécnicas, já foram realizados. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2026, gerando até 800 empregos diretos.
Além de promover avanços na logística regional, a nova rota permitirá que mais de 500 caminhões e 700 veículos leves utilizem o complexo diariamente, reduzindo emissões de poluentes e os custos de transporte. O projeto também é visto como estratégico para o desenvolvimento do Porto de Cabedelo e do entorno da capital.