Região Nordeste
Paraíba lança edital para professores atuarem no projeto Porto que Educa
Iniciativa visa qualificar trabalhadores do complexo de Cabedelo e a comunidade local
O Governo da Paraíba, por meio do programa ParaíbaTEC e em parceria com o Programa de Qualificação Portuária “Porto que Educa”, lançou na terça-feira (8) o edital para contratação de professores bolsistas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Companhia Docas da Paraíba (CDP), que administra o Porto de Cabedelo, e visa qualificar trabalhadores do porto e a comunidade local para atenderem as demandas específicas do setor portuário.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico bit.ly/pbtec até o dia 15 de agosto. Ao todo, estão sendo ofertadas 12 vagas, além da criação de um cadastro reserva.
O processo de seleção será realizado por meio de análise curricular. Professores e servidores da educação básica, bem como servidores públicos estaduais de cargos técnicos que atendam aos requisitos solicitados no edital estão aptos a concorrer. Os profissionais selecionados receberão bolsas-auxílio, com valores que variam de acordo com a titulação. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de agosto.
Além de preencher o formulário online no ato da inscrição, os interessados devem anexar cópia dos documentos de identificação pessoal e CPF, cópia dos documentos comprobatórios de titulação acadêmica e cópia dos documentos comprobatórios da experiência profissional.
O “Porto que Educa” é parte do projeto Porto Cidade, com cursos ofertados pelo programa ParaíbaTEC. O público-alvo do programa são trabalhadores do porto que buscam aprimoramento, jovens em busca de formação profissional para ingressar no setor portuário e demais setores da cidade, bem como a comunidade local interessada em adquirir conhecimentos nas áreas de qualificação. O objetivo é promover qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico da região portuária.
Os cursos técnicos do “Porto que Educa” devem englobar as áreas de administração, inglês e espanhol, e serão ministrados presencialmente, combinando teoria e prática, com foco nas necessidades específicas dos setores atendidos. Serão utilizados recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas para auxiliar os alunos.
Os cursos do Porto que Educa serão ministrados de forma presencial, oferecendo tanto a parte teórica quanto prática, com foco nas necessidades específicas dos setores econômicos abrangidos.