A malha rodoviária do Litoral do Paraná inclui rodovias federais como a BR-277, BR-376 e BR-116, além de rodovias estaduais como a PR-340, PR-405, PR-407 e PR-508, entre outras (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)
Região Sul
Paraná lança estudo para complexo rodoviário no Litoral
Iniciativa visa modernizar o acesso aos portos de Antonina e Paranaguá, promovendo desenvolvimento regional e integração viária
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) publicou na última sexta-feira (11) o Edital do Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) para o Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná, que prevê a construção de 151 quilômetros de novas rodovias na região. A abertura das propostas está marcada para o dia 9 de dezembro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O investimento estimado para a realização do estudo é de R$ 4.162.625,03, com prazo de 15 meses para a execução, após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
O EVTEA-J analisa todos os aspectos relacionados à viabilidade de projetos de infraestrutura, propondo diferentes alternativas. No caso do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná, o estudo será focado em três trechos:
Trecho 1: Segmento norte, ligando a BR-277 (Marta) à BR-116 (Alpino), com 55 quilômetros de extensão, além de um novo acesso ao Porto de Antonina, com mais 10 quilômetros.
Trecho 2: Segmento sul, conectando a BR-277 (Marta) à BR-376, na divisa com Santa Catarina, com 62 quilômetros de extensão.
Trecho 3: Ligação entre o Trecho 2 e a PR-508, contornando a parte norte da Baía de Guaratuba, com 24 quilômetros de extensão.
O principal objetivo do projeto é melhorar o acesso aos portos de Antonina e Paranaguá, além de facilitar a mobilidade nos municípios litorâneos e integrar a malha viária de Santa Catarina e São Paulo.
“Vamos atender o setor logístico, melhorando o acesso aos portos de Antonina e Paranaguá, o setor turístico com mais infraestrutura para deslocamento, e toda a população do Litoral, desafogando o tráfego e encerrando os congestionamentos nas rodovias atuais, principalmente na alta temporada”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Ele destacou ainda que o EVTEA-J será orientado pelo desenvolvimento sustentável, garantindo que todos os setores envolvidos sejam ouvidos. “Vamos ouvir a população, os usuários das rodovias, os produtores rurais, os ambientalistas e os municípios. Também levaremos em consideração todas as obras em andamento, como a Ponte de Guaratuba, e as previstas para os próximos anos, buscando as melhores soluções possíveis”.
A malha rodoviária do Litoral do Paraná inclui rodovias federais como a BR-277, BR-376 e BR-116, além de rodovias estaduais como a PR-340, PR-405, PR-407 e PR-508, entre outras. Em anos recentes, a região sofreu com bloqueios simultâneos em várias dessas rodovias, isolando praticamente o Litoral do estado, devido às fortes chuvas no último trimestre.