sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O trajeto do navio Cosco Shipping Brazil contempla portos dois complexos marítimos para Codeba (Francisco e segunda-feira) para, depois, seguir para China e Singapura (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Portos do Paraná

Paranaguá estreia nova rota comercial com atracação de navio da China

20 de março de 2024 às 9:30
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Navio Cosco Shopping Brazil inaugurou o serviço rota ESA no complexo paranaense

O Porto de Paranaguá (PR) inaugurou nesta semana mais uma rota marítima de comércio direto com o mercado asiático. Na última segunda-feira (19), atracou no complexo paranaense o navio porta-contêineres chinês Cosco Shipping Brazil, que faz parte do itinerário chamado rota ESA. O serviço liga a costa Leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático.

O evento de lançamento do novo trajeto ocorreu no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A solenidade integra as celebrações do aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.

Para a Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra os complexos de Paranaguá e Antonina, o novo serviço marítimo chega para fortalecer as relações comerciais do Paraná com o mercado chinês.

“Uma porção muito relevante das nossas movimentações passa pela China. Não temos como falar de logística sem falar neste importante parceiro comercial, que é o nosso principal cliente. Fortalecer esta relação é muito importante para que tenhamos cada vez mais rotas definidas com o mercado chinês”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Além de Paranaguá, o navio vai passar por outros portos da costa brasileira. O trajeto também contempla portos argentinos e uruguaios para, depois, seguir para China e Singapura. A embarcação, que foi batizada em homenagem ao Brasil, foi inaugurada em novembro de 2023. Ela tem 336 metros de comprimento e 51 metros de largura, com capacidade de 14,1 mil TEU (unidade de medida que equivale a 20 pés de contêiner). 

“Esta rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, reforçando uma troca comercial fundamental para os dois mercados. O Paraná tem uma agricultura sólida, com investimentos em infraestrutura que servem bem a este comércio”, afirmou o diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin.

Compartilhe:
TAGS China cosco Porto de Paranaguá Portos do Paraná rota comercial