Além da troca de conhecimento com profissionais da DP World, os estudantes viram palestras de representantes de autarquias e empresas que atuam no Porto de SantosCrédito: Divulgação/DP World
Região Sudeste
Parceria da DP World e FGV promove nova disciplina sobre logística portuária
Cerca de 40 alunos visitaram as instalações do terminal da DP World e participaram de palestras
Os alunos do curso de graduação de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) integraram, nos últimos meses, uma disciplina inédita sobre infraestrutura e logística, com foco no Porto de Santos. Intitulada de “O Porto de Santos: Infraestrutura Logística e a Competitividade Brasileira nas Cadeias Globais”, a disciplina passa a fazer parte do programa de graduação em Administração de Empresas. A realização ocorreu em parceria com a DP World no Brasil.
A turma que apresentou suas teses de trabalho na última sexta-feira (6) participou de uma experiência de imersão in loco na DP World Santos. Os cerca de 40 alunos tiveram a oportunidade de visitar o terminal, localizado na margem esquerda do cais santista, entre os dias 3 e 4 de outubro, onde puderam conhecer detalhadamente as operações e os processos portuários.
Fábio Siccherino, CEO da DP World no Brasil e professor na FGV, destacou que a disciplina proporciona uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem de perto a complexidade e a importância do Porto de Santos para a economia brasileira.
“Estamos comprometidos em contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados no campo da logística e operações portuárias. Esse curso, além de toda a grade teórica, conta com o diferencial de proporcionar uma experiência única aos estudantes de entender presencialmente o funcionamento de um grande terminal. Uma oportunidade sem precedentes para aqueles que pretendem seguir carreira ou aprofundar os conhecimentos sobre logística e infraestrutura”, afirmou.
Além da troca de conhecimento com os profissionais da DP World, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar palestras exclusivas de representantes de autarquias e empresas que atuam no Porto de Santos.
Participaram das palestras: Flavia Takafashi, diretora da Antaq (Agência Nacional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos; Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos; Bruno Fonseca, vice-presidente da Praticagem do Brasil; Pedro Palma, vice-presidente da Rumo; Tania Heck Trotta, diretor de Operações e Serviços Comerciais da General Mills; e o comandante Luis Fernando Resano, vice-presidente executivo da Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem).