O governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a parceria com o Governo Federal durante vistoria às obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja do metrô da capital paulista (Crédito: Divulgação/Governo de SP)
Região Sudeste
Parceria vai viabilizar obra do túnel mais rápido, diz Tarcísio
Governador de São Paulo comentou sobre parceria anunciada para a construção do empreendimento ligando Santos a Guarujá
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a obra do túnel submerso entre Santos e Guarujá, que vai ligar as duas margens do Porto de Santos (SP), dependerá da união entre o Governo Estadual e o Governo Federal. Tarcísio declarou quea parceria dos governos vai viabilizar a construção do empreendimento de uma maneira mais rápida.
Na terça-feira (30), Tarcísio, e o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, estiveram reunidos em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, onde foi sacramentada a participação do Governo de SP no aporte financeiro do empreendimento.
Na quarta-feira (31), Tarcísio vistoriou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja do metrô da Capital e acompanhou a chegada do tatuzão à futura estação do transporte ferroviário e comentou sobre a parceria anunciada para a obra.
“É uma parceria importante. Estamos falando de uma obra de grande porte, que depende da união de Estado e Governo Federal. O Governo Federal não faz essa obra sozinho. Estado tampouco”, declarou o governador.
“A gente precisa, por exemplo, de autorização para fazer a escavação do túnel, que atravessa o canal, passa pela poligonal do Porto de Santos e por isso precisamos do Governo Federal. Somos titulares do licenciamento, já temos a licença de instalação. Então, a maneira de viabilizar mais rápido essa obra é em parceria. Foi importante ter essa conversa, importante que o Governo Federal tenha entendido isso, dispostos a fazer a parceria. Vamos dar um grande exemplo de trabalho em conjunto”, disse.
Tarcísio foi questionado também sobre sua posição a respeito da desestatização do cais santista, à qual era favorável enquanto ministro da Infraestrutura. A pergunta foi baseada em uma postagem do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Ele, que já esteve à frente da pasta de Portos e Aeroportos, escreveu nas redes sociais que o governador “vai apoiar o Porto de Santos público”.
“Obviamente que isso não tem nada a ver com minha convicção da desestatização. Acredito que traria muito investimento, investimento vigoroso, que é o que a Baixada Santista precisa, e deixaria o Porto de Santos em uma outra condição em termos de competitividade”, rebateu Tarcísio.
Túnel
Nesta sexta-feira (2), no aniversário de 132 anos do Porto de Santos, haverá uma solenidade para assinatura de termo de cooperação técnica entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Tarcísio e Lula estarão presentes no ato.
Até o momento a obra está orçada em R$ 6 bilhões. A expectativa é de que, com a parceria, cada parte invista R$ 2,7 bilhões. A ideia do Governo Federal é usar os recursos que a Autoridade Portuária de Santos (APS) tem em caixa. A partir de março haverá audiências para definir o projeto que será licitado ainda este ano.
A obra do Túnel Santos-Guarujá, idealizada há quase 100 anos, foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento é o mais caro entre todos os que foram inseridos no plano do Governo Federal e faz parte do eixo “transporte eficiente e sustentável”. O prazo da outorga para operação do túnel pode variar de 30 a 35 anos.
O objetivo do túnel é servir como ligação direta entre Santos e Guarujá. Atualmente, a travessia de veículos é feita por travessias de balsa. A rodovia Cônego Domênico Rangoni também é uma opção para os motoristas que se deslocam entre os municípios.