O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participaram da cerimônia de transferência do trecho da ferrovia Transnordestina. Foto: Marcio Ferreira/MT
Região Nordeste
Parceria entre Governo Federal e Campina Grande viabiliza VLT
Sistema conectará pontos estratégicos da cidade em 15,5 km de linhas férreas, beneficiando 120 mil habitantes
O Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Campina Grande (PB) formalizaram na terça-feira (10) a transferência de um trecho da ferrovia Transnordestina para o município com o objetivo de implantar o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto, que será desenvolvido ao longo de 15,5 quilômetros de linhas férreas, inclui a construção de 10 estações, que irão conectar pontos importantes da cidade, como escolas, universidades, hospitais, comércios e o aeroporto.
O ato de cessão do trecho foi realizado em Brasília (DF) e marca o início do processo para a viabilização da obra, que deverá ter início no segundo semestre de 2025. O investimento total previsto para a implementação do VLT é de R$ 170 milhões, dos quais R$ 100 milhões serão destinados pelo Ministério para a infraestrutura ferroviária e o restante será financiado pela Prefeitura de Campina Grande.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que a área destinada estava inativa há mais de 10 anos e que o projeto contribuirá para a redução da emissão de gases poluentes e para a preservação do meio ambiente. “Uma solução inovadora para um problema antigo”, disse.
Para o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSDB), a assinatura do termo de cessão é um marco para o desenvolvimento urbano da cidade, uma vez que 120 mil habitantes serão contemplados pelo novo sistema de transporte.
“Este é um projeto que vem sendo trabalhado desde 2021, com estudos técnicos e planejamento para o uso dos trilhos no transporte urbano. Estamos agora dando o primeiro passo para oferecer uma solução eficiente e moderna para a mobilidade da cidade”, afirmou Bruno.
Também participaram do evento os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Efraim Filho (União-PB); e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos-PB); e de autoridades municipais, como o superintendente da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande), Vítor Ribeiro, e os vereadores Saulo Noronha (MDB), Luciano Breno (Avante) e Saulo Germano (Podemos).