A parceria anunciada pela Petrobras possibilita que a Prio utilize a rede de gasodutos para escoar e processar o gás natural extraído dos campos de Frade e Albacora Leste (Foto: Divulgação/Agência Petrobras)
Nacional
Parceria entre Petrobras e Prio amplia uso de gasodutos na Bacia de Campos
Acordo visa fortalecer mercado de gás com acesso à infraestrutura e diversificação de operações no setor energético
A Petrobras anunciou um acordo estratégico com a Prio, que permitirá à operadora acessar o Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Campos (SIE-BC) e a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB). Essa parceria possibilita que a Prio utilize a rede de gasodutos para escoar e processar o gás natural extraído dos campos de Frade, onde detém 100% de participação, e Albacora Leste, com 90% de participação. Ambos os campos estão localizados na Bacia de Campos, um dos principais polos de exploração de petróleo e gás do Brasil.
Segundo a estatal, os contratos, que entraram em vigor na quarta-feira (1º), representam um marco na expansão das operações da Prio e na diversificação do mercado de gás natural. A medida segue as diretrizes estabelecidas pela Lei do Gás, que busca ampliar a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Mauricio Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, destacou o compromisso da companhia com a abertura do mercado de gás natural no país. “A companhia tem a preocupação de contribuir com o fortalecimento de um mercado de gás natural aberto, sustentável e competitivo, com diversidade de agentes em todos os elos da cadeia”, afirmou Tolmasquim.
Além da parceria com a Prio, a Petrobras já firmou acordos semelhantes com nove outras produtoras para compartilhamento de infraestrutura. Essas operações abrangem importantes polos de exploração, como as bacias de Santos e Campos, além dos polos de Catu, na Bahia, e Cacimbas, no Espírito Santo.