O estaleiro no Porto Central posiciona o empreendimento em uma localização estratégica para atender tanto as principais rotas marítimas quanto às demandas do mercado nacional (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Parceria renova projeto de estaleiro sustentável no Porto Central
Empreendimento no Espírito Santo prevê reciclagem de navios com alta tecnologia, geração de empregos e impulso à economia local
A Modern American Recycling Services (M.A.R.S.) e o Porto Central, terminal privado localizado no Espírito Santo, anunciaram nesta semana a renovação do memorando de entendimento, assinado inicialmente em maio deste ano. A extensão da parceria prevê avanços nos estudos de viabilidade para a implantação do estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no complexo portuário.
Com a parceria, a empresa consolida sua presença no país com a criação da subsidiária M.A.R.S. do Brasil, ampliando suas operações.
A iniciativa busca unir a infraestrutura de águas profundas e capacidade de receber grandes embarcações do Porto Central com a expertise da M.A.R.S. em projetos complexos de reciclagem de navios, em um empreendimento que visa gerar empregos, impulsionar a economia local, e promover práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da região.
Segundo comunicado no site da empresa, a M.A.R.S. tem como objetivo aderir aos mais altos padrões ambientais, garantindo que embarcações sejam desmontadas de forma responsável.
A empresa diz que o investimento promete criar empregos locais e estimular o crescimento econômico da região capixaba.
“O Espírito Santo, conhecido por sua localização estratégica e infraestrutura marítima, oferece um cenário ideal para esse empreendimento. A instalação utilizará tecnologias e processos avançados para minimizar a poluição e maximizar a recuperação de materiais, contribuindo, em última análise, para os princípios da economia circular na indústria de construção naval”, disse.
Segundo as empresas, o movimento acompanha a crescente demanda global por instalações susntetáveis de reciclagem de navios, impulsionada pela expectativa de descomissionamento de embarcações e plataformas offshore nos próximos anos.
O Estaleiro Sustentável de Reciclagem de Navios no Porto Central posiciona o empreendimento em uma localização estratégica para atender tanto as principais rotas marítimas quanto às demandas do mercado nacional, consolidando o Brasil como um polo de reciclagem sustentável na América Latina.
Porto central
Localizado no município de Presidente Kennedy, no sul do estado, próximo com a divisa do Rio de Janeiro, o terminal privado multipropósito deverá ter suas operações iniciadas em 2028.
Nesta semana, executivos do terminal vão anunciar no próximo dia 2 de dezembro a data de início das obras do futuro empreendimento logístico.