O requerimento convidando o presidente da Aneel para se explicar na Comissão de Minas e Energia da Câmara foi apresentado pelo deputado Danilo ForteCrédito: Divulgação
Nacional
Parlamentares querem ouvir diretor da Aneel após acusações contra o Congresso
Hélvio Guerra disse no mês passado que deputados e senadores não sabem nada de setor elétrico e são movidos por lobby
O deputado Danilo Forte (União-CE) apresentou um requerimento convidando o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hélvio Guerra, para se explicar na Comissão de Minas e Energia da Câmara após as declarações feitas contra o Poder Legislativo.
Em um evento da Agenda Setorial, no dia 29 de março, Hélvio Guerra afirmou que parlamentares “possivelmente não sabem nada de setor elétrico” e que “são movidos por um lobby e nós sabemos quem é o lobby”.
O deputado Danilo Forte classificou as declarações de Guerra como inaceitáveis. O requerimento é assinado também pelos deputados Arthur Maia (União-BA) e Beto Pereira (PSDB-MS). “É um verdadeiro deboche com a atividade parlamentar e um ataque ao Congresso. É preciso que ele esclareça suas afirmações, que são graves”, disse o autor do pedido.
Danilo Forte é autor da emenda que cria um conselho fiscalizador das agências reguladoras. Para ele, esse é mais um motivo para rediscutir o modelo regulatório brasileiro. “É preciso abrir a caixa-preta das agências”, disse.
O requerimento será analisado hoje (12) por parlamentares da Comissão de Minas e Energia.