A Térmica Celba 2 está prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2025. Foto: Divulgação
Região Norte
Parque gerador de Barcarena contará com duas novas termelétricas
Uma delas está prevista para iniciar as operações no segundo semestre do ano que vem e a outra no segundo semestre de 2026
Executivos da New Fortress Energy (NFE) e da Companhia Gás do Pará estiveram reunidos com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) para discutir os próximos passos da operação que visa implementar duas novas termelétricas, adicionando 2,2 GW de potência ao parque gerador de Barcarena. A Térmica Celba 2 está prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2025, enquanto a Térmica Portocem está programada para o segundo semestre de 2026.
Durante o encontro, realizado na última terça-feira (6), Paul Moller Steffen, diretor-presidente da NFE na região, destacou que a consolidação da primeira fase da operação do terminal de gás natural liquefeito (GNL), em funcionamento desde fevereiro de 2024, permitiu avançar com novos investimentos.
“O parque gerador de Barcarena vai contar com 2,2 GW de potência instalada, o que é muito representativo. Tucuruí (PA) tem uma capacidade atual instalada de 8,5 GW. Nós vamos estar com uma capacidade de suprir o sistema energético brasileiro de modo muito forte e muito seguro”, afirmou Steffen.
Fabricio Costa, diretor geral da Arcon, ressaltou a importância do papel da agência na regulação do setor e na mediação entre os agentes envolvidos.
“Estamos aqui para contribuir com o desenvolvimento do mercado de gás no Pará e garantir que ele se torne uma realidade consolidada no Brasil”, disse Costa. Ele enfatizou que a Arcon tem intensificado sua atuação para atender às crescentes demandas nos setores de gás natural, saneamento e energia.
Também presente no encontro, o presidente da Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro, divulgou que a empresa está em sintonia com o ritmo de desenvolvimento do estado, incentivado pelo governador Helder Barbalho (MDB-PA), e anunciou a inauguração de uma nova unidade operacional no município, prevista para o próximo dia 14 de agosto.
“O mercado só estará fortalecido se houver essa parceria entre a concessionária e a reguladora da atividade. A reunião foi ótima, nós vamos inaugurar oficialmente nossa base de operações em Barcarena. Estamos crescendo no ritmo do Pará”, declarou Ribeiro.