domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

MV Persistence Diva atracou no Terminal Marítimo do Guarujá S/A (Termag), no Porto de Santos (SP), com 85.100 toneladas de sulfato de amônio a bordo, um feito inédito no Brasil e na China, onde a carga foi embarcada (cred. Bárbara Farias/BE News)

Região Sudeste

Participantes de operação recorde visitam navio MV Persistence Diva no Porto de Santos

29 de outubro de 2022 às 22:18
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Navio atracou no Terminal Marítimo do Guarujá S/A (Termag) com 85.100 toneladas de sulfato de amônio

A chegada do MV Persistence Diva ao Porto de Santos (SP), com 85.100 toneladas de sulfato de amônio a bordo, um feito inédito no Brasil, foi celebrada com uma visita ao Terminal Marítimo do Guarujá S/A (Termag), na margem esquerda, onde está atracado, na manhã deste sábado (29). Representantes das empresas envolvidas na operação acompanharam a descarga do produto para fertilizante e puderam conhecer as dependências do navio. O BE News acompanhou a visita com exclusividade.

A visita a bordo do MV Persistence Diva foi organizada pela agência marítima Alphamar, com sede em Santos, que fez o agenciamento do navio, e reuniu representantes da Bestwin Trade (produtor e embarcador chinês) e da Bulkfertz (representante exclusiva no Brasil).

Esta é a primeira viagem do MV Persistence Diva, de bandeira da Libéria, que chegou ao Porto de Santos no último dia 18 de setembro e permaneceu na área de fundeio até a tarde de sexta-feira (28), quando foi liberado para atracar na Termag. A carga foi carregada no Porto de Jingtang, na China, que também comemora o maior embarque já realizado no país em um único navio.

O sócio-diretor da Alphamar, Arthur da Anunciação Neto, comentou sobre a operação inédita. “Um dos norteadores da Alphamar é o ‘Taylor-made service’ e nós nos empenhamos em garantir que o Persistence Diva pudesse atracar e ter todas suas demandas atendidas. Nós entendemos que a tendência do mercado é ter navios desse porte vindos da Ásia para o Brasil. A carga está disponível na China e o produtor brasileiro entende o potencial do produto chinês para atender suas necessidades. Para nós, é uma honra participar e contribuir nesta operação e marco importante, em conjunto com nossos parceiros”, afirmou.

O graneleiro tem 229 m de comprimento X 36 m de largura, com sete porões, capacidade para 103.300 mil toneladas e calado de 16 m, mas atracou no berço da Termag utilizando a restrição máxima de calado do terminal, de 14,20 m. “Devido a quantidade recorde de carga, o Termag é o único terminal de fertilizantes em Santos, apto tecnicamente a receber o navio”, disse Arthur Neto.

“É um marco na história do Brasil. Jamais chegou um navio com esse tamanho, trazendo um produto só. Coincidentemente, também é o maior navio que sai carregado com esse produto da China”, afirmou o diretor fundador da Bulkfertz, Nelson Moreno, que acompanhou a descarga do sulfato de amônio na Termag.

Segundo Moreno, o eventual risco de desabastecimento por ocasião da guerra na Ucrânia foi relevante na decisão de importar 85,1 mil toneladas de sulfato de amônio da China. “Havia uma preocupação muito grande em relação ao risco de desabastecimento de fertilizantes. Com isso, juntamente com a nossa representada Bestwin, nós nos preparamos para trazer o maior volume possível”, declarou.

O desembarque do produto deverá durar oito dias, com uma média de 10 mil toneladas por dia passando pela prancha do terminal. O sulfato de amônio será escoado por rodovia e ferrovia para produtores localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Boas-vindas

Na cabine de comando do navio, o diretor da Bulkfertz, Nelson Moreno, entregou uma placa com mensagem de boas-vindas ao comandante do Persistence Diva, Captain R.O. Tubang Junior, com os dizeres: “A agência marítima Alphamar deseja ao mestre e sua tripulação muitas viagens bem-sucedidas e mares favoráveis”.

Compartilhe:
TAGS