Por outro lado, os atentados despencaram em 55% o tráfego de embarcações no Canal de Suez, no Egito, no mesmo período. Foto: Freepik
Internacional
Fluxo de navios pelo Cabo da Boa Esperança cresce 98%
Trecho tem sido utilizado como rota de fuga aos ataques no Mar Vermelho
O canal do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, viu o fluxo de embarcações em suas águas quase duplicar entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, com um crescimento de 98% registrado no período. Em números, a região saiu de 359 navios (novembro) para 711 na última semana.
O trecho tem sido utilizado como rota de fuga desde que começaram a ser registrados ataques a navios comerciais na região do Mar Vermelho, reivindicados pelos Houthis, no fim do ano passado.
Por outro lado, os atentados despencaram em 55% o tráfego de embarcações no Canal de Suez, no Egito, no mesmo período – na primeira semana de novembro, 467 embarcações passaram por lá, contra 210 em fevereiro. O levantamento foi feito pela Alphaliner, plataforma que reúne dados de pesquisa sobre o transporte aquaviário internacional.
Porém, a opção de navegar pela África fez aumentar o tempo de viagem, o valor do frete e de aluguel de contêineres. Embora atenuados pela chegada de novos navios no mercado, os atrasos das viagens têm aumentado e, caso a instabilidade perdure, serão necessários 2 a 3 navios extras por rotação para que se mantenham os horários semanais na rota entre Ásia e Europa, indica o levantamento.
Crise
O movimento político-religioso Ansar Allah do Iêmen passou a atacar embarcações de bandeira de Israel, EUA, Reino Unido ou de seus possíveis aliados no Mar Vermelho e próximo ao Golfo de Aden por ser oposto à guerra israelense na Faixa de Gaza e seus apoiadores.