domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo Paulo Guedes, o Brasil pode encerrar o ano crescendo mais que a China e com inflação mais baixa (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export)

Brasil Export

Paulo Guedes: “O país está agora no início de um longo ciclo de crescimento”

Atualizado em: 20 de outubro de 2022 às 12:59
Tales Silveira Enviar e-mail para o Autor

Ministro da Economia se baseia na mudança de um modelo econômico intervencionista para um de economia aberta

 

Principal autoridade presente no primeiro dia do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na quarta-feira (19) que o país deverá ter um longo ciclo de crescimento.

Segundo o titular da pasta, a certeza de crescimento acontece devido à mudança de modelo econômico brasileiro que deixou de ser “intervencionista” e seguiu para um modelo baseado em uma “economia aberta”.

“Quando saímos de uma economia intervencionista e entramos em uma de mercado, as coisas mudam. O país está agora no início de um longo ciclo de crescimento, ao contrário do restante do mundo, que se encontra no fim deste ciclo. Temos agora a condição de ser uma economia de mercado de consumo de massa. Essa transição é que nós temos que fazer”, disse.

Guedes explicou ainda que a mudança de modelo econômico criou uma diminuição das determinações do governo sobre a economia, o que pode impulsionar a competição de mercado.

“Vem todo mundo para Brasília pedir favor em uma economia dirigista, e, numa economia de mercado, todos fazem o seu esforço. O governo é indutor de crescimento em uma economia dirigista e o consumo é indutor em uma economia de mercado”, falou.

Paulo Guedes comentou ainda que a mudança não é novidade para o mundo. Também que o governo buscará cada vez mais diminuir o intervencionismo estatal e estabelecer o modelo econômico baseado em mercado.

“Economia de mercado não é uma novidade. A novidade é que tem sempre alguém querendo entrar, entre elas a China e a Rússia, que são viúvas do socialismo. Então, precisamos de democracia e mercados em uma inteligência descentralizada. Um distante do outro. Não pode ter poder econômico influenciando a política que devolve com favores. O modelo dirigista corrompeu a democracia brasileira e estagnou a economia. Queremos romper com isso”, explicou.

Em sua palestra, Paulo Guedes também afirmou que este ano o Brasil vai crescer possivelmente mais que a China e com inflação mais baixa. “Se crescermos nos próximos dois meses, passamos a China”, comentou.

O Brasil Export é organizado pela Una Marketing de Eventos, com transmissão simultânea online e gratuita pelo portal BE News.

Compartilhe:
TAGS brasil export economia Ministro da Economia paulo guedes