
O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia (FREPPEGEN), ressaltou o papel do grupo na articulação entre o Congresso Nacional e o setor energético. Foto: Grupo Brasil Export
Sudeste Export
Pazuello defende integração do setor de petróleo, gás e energia no Congresso
No Sudeste Export, deputado federal ressalta a importância de Frente Parlamentar na articulação entre o Congresso e o setor energético
O deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia (FREPPEGEN), ressaltou o papel do grupo na articulação entre o Congresso Nacional e o setor energético, buscando avanços na regulamentação e no desenvolvimento econômico do Brasil. Durante seu discurso na sessão solene do Sudeste Export, na terça-feira (1º), no Rio de Janeiro, Pazuello enfatizou a necessidade de integração e engajamento das empresas para fortalecer o setor.
“A discussão é comum. Existiam iniciativas separadas para petróleo, gás, energia e transição energética, cada uma com sua própria abordagem, mas que não funcionavam de forma integrada. Essa necessidade fez com que criássemos a Frente”, explicou.
Segundo o parlamentar, um dos desafios enfrentados é a resistência das empresas em aderir a projetos estruturantes. “Eu tenho sentido na pele a dificuldade de agregar empresas a um projeto. Esse é um setor historicamente desconfiado e atento, pois muitos tentam se unir apenas para obter retorno financeiro ou político, e poucos realmente trabalham em prol do setor”, completou.
Com mais de 200 membros, a FREPPEGEN atua para impulsionar temas estratégicos, como a reforma do setor elétrico e a exploração de petróleo na margem equatorial brasileira, na região da Amazônia. Pazuello reforçou que a mobilização das empresas é essencial para enfrentar desafios como regulação excessiva, aumento de impostos e entraves burocráticos.
“É fundamental que as empresas e o setor se engajem na busca por soluções e caminhos quando surgirem projetos de lei, propostas de aumento de impostos, regulações excessivas ou dificuldades na obtenção de certificados”, alertou.
O deputado destacou ainda o apoio do Brasil Export às pautas da Frente no parlamento e se colocou à disposição para atuar como facilitador do diálogo entre os setores público e privado.
“Uma coisa é agregar deputados ou empresas a um projeto; outra é engajá-los no trabalho. Esse é o grande desafio agora”, afirmou.
O Sudeste Export acontece no Pestana Copacabana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro, e prossegue nesta quarta-feira (2). O evento conta com transmissão da TV BE News no YouTube (@tv_benews) e faz parte do Brasil Export, principal núcleo de discussões do setor logístico e de infraestrutura do país.