quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Até o momento, Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras e seis pré-contratos firmados para a produção de hidrogênio verde. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Região Nordeste

Pecém e Eletrobras assinam memorando para produção de hidrogênio verde

Atualizado em: 15 de maio de 2024 às 18:24
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Até o momento, o complexo portuário do Ceará tem seis pré-contratos assinados para produzir o combustível sustentável

O Governo do Estado do Ceará assinou um Memorando de Entendimento com a Eletrobras para produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana da capital Fortaleza.

A assinatura ocorreu na terça-feira, dia 14, no estande do CIPP, no segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda. Até o momento, o Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. São, ainda, seis pré-contratos firmados para a produção de hidrogênio verde.

O combustível limpo é obtido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica usando fontes limpas como solar, hídrica ou eólica. Pode ser usado para armazenar energia renovável em períodos de alta produção e baixa demanda elétrica, além de contar com uma alta demanda do mercado externo, especialmente da Europa.

O governador Elmano de Freitas (PT), destacou que a parceria é fundamental para os investimentos em economia verde. “A medida é muito importante porque impulsionará a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção do mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará”, afirmou.

Para o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, o acordo sinaliza o comprometimento da empresa brasileira com a transição energética mundial. “Como líderes em geração e transmissão de energia elétrica no País, devemos contribuir não apenas para o aprimoramento da matriz brasileira, mas do mundo, para que as fontes sejam cada vez mais limpas e renováveis. Ao firmar essa parceria, estamos alinhados com a estratégia de contribuir para a descarbonização da economia e a segurança energética”, ressaltou.

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, contou que este é um momento importante para o hub de hidrogênio verde no cais cearense. “A presença da Eletrobras reforça todo o esforço de um trabalho que está sendo feito e mostra a confiança no Estado do Ceará, no Complexo do Pecém. Tenho certeza que a Eletrobras, como atuante nas diversas etapas da cadeia produtiva de energia renovável no Brasil, vai aceitar esse desafio e avançar rápido nas negociações pra consolidar de vez o hub de hidrogênio verde no Pecém”, disse.

Estiveram presentes na assinatura, os secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, os vice-presidentes Rebeca Oliveira e Fabio Grandchamp, e o diretor comercial, André Magalhães; o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, e o vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Elio Wolff; entre outras autoridades.

Compartilhe:
TAGS