O Complexo do Pecém e a ZPE do Ceará foram certificados, pela segunda vez consecutiva, com o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Pecém e ZPE do Ceará recebem selo de sustentabilidade do governo
Complexos portuários do Estado tiveram práticas sustentáveis reconhecidas pela segunda vez consecutiva
O Complexo do Pecém e a ZPE do Ceará foram certificados, pela segunda vez consecutiva, com o selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O selo Agenda Ambiental na Administração Pública reconhece iniciativas sustentáveis nas corporações. Segundo o complexo portuário, o reconhecimento é parte de uma agenda mostrando que o cais está “cada vez mais engajado com o desenvolvimento sustentável do Ceará e do Brasil”.
O selo A3P é uma iniciativa voluntária na administração pública para adotar novos padrões de produção e consumo, poupando matéria-prima e reutilizando insumos, com foco no desenvolvimento sustentável. Concedida anualmente, a certificação é entregue às empresas que aderem aos seguintes eixos temáticos propostos: uso dos recursos naturais; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; compras sustentáveis; construções sustentáveis; e gestão de resíduos sólidos.
“O selo representa o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, além de ser uma validação das iniciativas implementadas ao longo do último ano. As ações realizadas refletem nosso empenho em melhorar e desenvolver, de forma objetiva, nossas práticas ambientais, alinhando-nos aos princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública”, afirma o gerente de meio ambiente e segurança do trabalho da ZPE Ceará, Ademar Filho.
Segundo ele, em 2023, a ZPE Ceará realizou diversas ações de preservação e cuidados com o meio ambiente, abrangendo áreas como o uso racional dos recursos naturais; gestão de resíduos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; construções sustentáveis e responsáveis; e aquisições sustentáveis. “Acreditamos que ele nos impulsiona a consolidar nossa jornada rumo à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental”, acrescenta.
O gerente de Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Wilame Junior, diz que o Complexo busca sempre atuar com foco na sustentabilidade. Ele cita que no Porto do Pecém, por exemplo, há ações internas de reaproveitamento de água, desconto para navios ambientalmente sustentáveis e ações de limpeza da praia.
“Também fazemos capacitações, reforço escolar e outras atividades de educação ambiental com as comunidades do Pecém, da Taíba e do Cumbuco. A cada ano buscamos melhorar nossos índices, engajando nossos colaboradores na adoção e na promoção de práticas mais sustentáveis. Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, conclui.