sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em 2023, a movimentação acumulada do Porto do Pecém atingiu 17,3 milhões de toneladas. Foto: Divulgação/Complexo do Pecém

Norte-Nordeste

Pecém leva prêmio de crescimento de Carga Geral no Portos + Brasil

Atualizado em: 8 de agosto de 2024 às 17:35
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

O terminal portuário cearense movimentou 482.930 TEUs ao longo do ano de 2023, um crescimento de 16%

O Porto do Pecém conquistou o 1º lugar em Crescimento de Carga Geral e o 3º lugar em Crescimento de Contêineres no Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. É a quinta edição da premiação, realizada em Brasília (DF), que tem o objetivo de reconhecer os avanços conquistados pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros.

“Essa premiação reforça nosso compromisso com a excelência na movimentação de cargas, em resultados financeiros sólidos e em uma gestão eficiente. Seguimos crescendo e inovando, com foco no desenvolvimento do setor portuário e na contribuição para o progresso do Ceará e do Brasil”, diz o vice-presidente de Operações, Fábio Grandchamp, que recebeu o prêmio.

Em 2023, a movimentação acumulada do Porto do Pecém atingiu 17,3 milhões de toneladas, das quais 10,9 milhões de toneladas foram provenientes do desembarque de cargas, enquanto outras 6,1 milhões de toneladas foram oriundas de embarques. O resultado corresponde a um crescimento de 2% na comparação com a movimentação registrada ao longo do ano de 2022.

O terminal portuário cearense movimentou 482.930 TEUs ao longo do ano de 2023, um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2022.

Primeiro trimestre

Recentemente, o cais cearense divulgou seus números deste ano. A movimentação de cargas em Pecém cresceu 11,3% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram quase 9 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a junho. Já em 2023, o total movimentado no período foi de 8.084.645 toneladas.

“Tivemos uma série de conquistas significativas. Duas ações gerenciais foram importantes no crescimento desses índices: recentemente, selamos novos contratos na área da mineração, destacando a exportação de minério de ferro, que é um marco importante para nossa estratégia de expansão no setor. Além disso, tivemos a implementação de uma nova linha de contêiner na cabotagem, que está garantindo uma maior eficiência e sustentabilidade nas operações”, diz o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

O prêmio

O Portos + Brasil é uma política de estado para estimular os portos a se modernizarem. A escolha das categorias é feita para refletir uma política pública positiva. Todos os anos, os portos brasileiros são qualificados em nove categorias. O prêmio é entregue aos três primeiros lugares de cada uma delas.

 

Compartilhe:
TAGS Ceará Porto do Pécem portos prêmio Portos + Brasil