Em abril, o Porto do Pecém começa a receber contêineres carregados com painéis solares e inversores que serão usados na construção da maior usina solar do RNCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Pecém vai receber 1.500 contêineres de painéis solares para empreendimento no RN
Carga começa a chegar em abril e operação se estende ao longo do ano
O Porto do Pecém (CE) fechou um novo negócio e vai receber, a partir de abril, 1.500 contêineres carregados com painéis solares e inversores. A operação irá se estender ao longo do ano e a carga será direcionada para o Parque Solar de Mendubim, que será construído no Rio Grande do Norte.
No mês passado, o governo do RN anunciou que fechou parceria com a empresa norueguesa Scatec para a construção da maior usina solar do estado e uma das maiores do Brasil.
O projeto Mendubim, que será o maior empreendimento global da companhia na área de energia solar, terá investimentos de R$ 1,7 bilhão.
As obras devem começar no mês que vem, com cronograma de conclusão até o fim de 2024. Durante o período, cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos serão gerados e a companhia afirmou que dará prioridade à mão de obra local.
Com capacidade para gerar 532 megawatts, a unidade ocupará uma área de 1,2 mil hectares no município de Assu.
O Menbubim se une a uma cartela de outros 40 projetos de energia solar com contratos já assinados com o RN e previsão de início das atividades até 2026.
A Scatec está presente em 23 países e desenvolve, constrói, mantém e opera usinas solares, eólicas, hidrelétricas.