Durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte das catraias pelo túnel do canal do mercado entre 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.Crédito: Divulgação/APS
Região Sudeste
Pera ferroviária no Porto de Santos muda embarque da travessia de passageiros
Para início da instalação do novo pátio, atracação das catraias será no armazém 15
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que em razão do início da construção da pera ferroviária da região de Outeirinhos vai mudar o embarque e desembarque dos passageiros do lado de Santos (SP) que faz a travessia com o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Segundo a companhia, o ponto de embarques e desembarques será o mesmo do mês de agosto, no cais através de um flutuante instalado no berço 15.
A obra, que corresponde a revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
De acordo com a APS, a fim de garantir a segurança dos usuários das catraias, durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte daquelas embarcações pelo túnel do canal do mercado em dois períodos: entre os dias 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.
A interrupção não implicará na paralisação do serviço de travessias das catraias. O embarque e desembarque dos passageiros será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, conforme deliberação conjunta com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e a associação dos catraieiros.
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
“Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias”, afirmou a APS em nota.
Pera ferroviária
O projeto da pera ferroviária foi anunciado no mês de agosto pela Autoridade Portuária. O empreendimento, que será construído pela Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), será instalado na área da Marimex, cujo terminal vai ser transferido da região de Outeirinhos para a área do Terminal do Valongo. A empresa e a APS já firmaram acordo e assinaram contrato de transferência.
A pera corresponde a um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, o que facilitará o gargalo logístico da linha férrea na margem direita do Porto de Santos.