Representantes da Diretoria de Meio Ambiente de Suape mostraram o funcionamento da estatal ao secretário paraense, Alexandre Carvalho. Crédito: Divulgação/ Porto de Suape
Região Nordeste
Pernambuco e Pará devem fechar parceria ligada ao setor portuário
Secretário de Portos paraense visitou o Porto de Suape para iniciar tratativas
O secretário de Portos, Logística e Energia de Barcarena, no Pará, Alexandre Carvalho, esteve em visita no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) na semana passada para conhecer as instalações, os projetos desenvolvidos pelo anfitrião e iniciar as tratativas sobre uma possível parceria entre os portos dos dois estados.
De acordo com Paulo Teixeira, coordenador de Gestão Portuária de Suape, o encontro oportunizou um primeiro contato com o secretário, “no qual abrimos as portas para uma parceria dinâmica e duradoura”, disse.
Ainda segundo Teixeira, algo de concreto deve ser apresentado após o segundo encontro, marcado para ocorrer ainda em novembro.
Durante a visita, o coordenador de Gestão Portuária e o assistente técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental e Responsabilidade Socioambiental, José Mário Flor, ambos da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, apresentaram as boas práticas na área e o funcionamento da estatal pernambucana ao visitante.
Suape premiado
O Porto de Suape foi premiado, no último dia 11, pela realização do monitoramento do ambiente estuarino da região, que tem a preservação do cavalo-marinho como referência.
O reconhecimento aconteceu no Congresso Internacional de Desempenho Portuário (IX Cidesport), evento promovido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de Valência, na Espanha, entre os dias 9 a 11 de novembro, em Florianópolis.
A estatal pernambucana ficou em segundo lugar entre os três portos públicos do Brasil que foram premiados na ocasião. O Porto do Itaqui (MA) ocupou o primeiro lugar e o terceiro foi para o Porto São Francisco do Sul (SC).
“É com imensa satisfação que recebo essa certificação em nome de todos os colaboradores de Suape, que não pouparam esforços para chegarmos aqui. Atualmente, contamos com a ISO 14001, ISO 16001 e a ISO 9001. Hoje, temos inúmeros motivos para celebrar”, ressaltou Rafaella Viana, coordenadora de Certificação e de Meio Ambiente do Porto de Suape.
O congresso busca estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos.
“O nosso objetivo é garantir a eficiência do Porto de Suape, que opera 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, criando mecanismos para que o complexo seja sustentável e repleto de oportunidades. Ficamos imensamente felizes pelo reconhecimento ao nosso atracadouro”, afirmou o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins.