sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Caminhoneiros apontaram importância de pontos disporem de banheiros com chuveiros de água quente, equipamentos para lavagem de roupas, segurança, wifi e refeitórios com lazer. Foto: Agência Brasil

Rodovias

Pesquisa revela necessidades dos caminhoneiros em pontos de parada

12 de fevereiro de 2024 às 8:05
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Levantamento foi feito em parceria entre a ANTT e Confederação dos Transportadores Autônomos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) colaboraram em uma pesquisa que visa a melhoria dos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) em todo o território nacional, especialmente aos caminhoneiros.

A pesquisa intitulada “Como seria um PPD ideal?” contou com a participação de 1.403 profissionais, sendo 93,6% do gênero masculino e 6,4% do gênero feminino. Realizado entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, o levantamento abordou mais de 40 questões que englobam temas como higiene, limpeza, alimentação, comunicação, descanso, segurança e serviços.

Os entrevistados tiveram a oportunidade de classificar cada item como pouco importante, importante ou muito importante, de acordo com suas prioridades individuais. Os resultados mostraram que banheiros com chuveiros de água quente, tanques para lavar roupas, refeitório, televisão coletiva, vigilantes, estacionamentos cercados e WiFi foram considerados de extrema importância pelos caminhoneiros.

Diumar Bueno, presidente da CNTA, destaca que a intenção foi dar voz aos caminhoneiros, oferecendo uma plataforma para expressar suas perspectivas. Ele destaca que as demandas desses profissionais se concentram no essencial para um descanso adequado. A expectativa é que essa iniciativa conduza à criação de novos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e à melhoria dos já existentes.

“Estes resultados comprovam que o caminhoneiro pede o mínimo para uma estadia digna. Mesmo tendo a opção de solicitar serviços extras, o caminhoneiro prioriza aquilo que é básico para a rotina de qualquer pessoa: segurança e boas condições de higiene, limpeza e alimentação”, declarou.

Entre as principais demandas dos caminhoneiros, destacam-se:

– Higiene: Banheiro com chuveiro e água quente é considerado muito importante por 86% dos caminhoneiros.

– Segurança: O monitoramento por câmeras e vigilantes é muito importante para 66% dos caminhoneiros. Itens como iluminação, estacionamentos cercados, manutenção do pavimento e cadastro dos usuários também são considerados importantes.

– Segurança para Mulheres: Distância maior entre banheiros, vagas exclusivas próximas do prédio e vagas exclusivas para mulheres são classificadas como muito importantes por mais de 60%.

– Alimentação: Restaurante e lanchonete em PPDs são muito importantes para 68% e 66% dos caminhoneiros, respectivamente. Itens como refeitório, cozinha, fogão e micro-ondas também são considerados importantes, mas em percentuais menores.

– Limpeza: Itens como lixeiras com recolhimento periódico, tanques para lavar roupa e calçados, máquina lava-roupas e secadoras são classificados como muito importantes pela maioria.

– Descanso: Metade dos caminhoneiros considera muito importante a presença de uma sala de descanso nos PPDs. Varandas com bancos e televisão coletiva também são citadas como muito importantes por cerca de 44%.

– Área de Diversão: A existência de redários é considerada importante por 41% e pouco importante por 22% dos caminhoneiros.

– Comunicação: O acesso à internet sem fio é muito importante para 57% dos caminhoneiros. Informações sobre PPDs são consideradas muito importantes para 47%.

– Outros Serviços: O atendimento médico é muito importante para 52% dos caminhoneiros.

O projeto surge como resposta à Lei 13.103/2015, que demanda a implementação de espaços adequados para o descanso dos motoristas de carga. A ANTT incluiu essa iniciativa em sua agenda regulatória para 2023/2024.

A CNTA ressalta que, embora a pesquisa já tenha revelado melhorias a serem implementadas nos PPDs, mais de 75% dos tópicos abordados já são oferecidos nos pontos recentemente instalados, como os localizados na BR-153 nos quilômetros 210 (Uruaçu-GO) e 801 Talismã (TO).

 

Compartilhe:
TAGS